Barreiras: Profissionais da área de cultura são beneficiados com recursos da Lei Aldir Blanc

Devido à pandemia do novo Coronavírus e as restrições para realização de eventos, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, lançou dois editais em dezembro que destinou recursos aos fazedores de cultura no município, com suporte da Lei Aldir Blanc. Após o cadastramento dos profissionais atuantes na área, realizado anteriormente, e avaliação das propostas selecionadas no chamamento público, quase 1 milhão de reais foi investido.

Em cerca de três meses, mais de 770 mil reais em subsídios foram destinados aos pequenos empresários, pessoas físicas e agentes de cultura. Já com os editais 6 e 7, foram aprovadas 30 propostas de fomento ao setor com investimento superior a 180 mil reais.

“Mesmo com o prazo apertado, conseguimos atingir o público-alvo dos nossos editais que foram os representantes de espaços culturais e profissionais de cultura. Vislumbrando a aquisição de bens e serviços vinculados ao setor, além de projetos em formato virtual, mantemos viva as nossas manifestações culturais e injetamos recursos neste momento que fragilizou a categoria”, explicou a secretária de educação Cátia Alencar.

Existe ainda a possibilidade de novos editais serem lançados, caso o Governo Federal prorrogue os prazos para a Lei Aldir Blanc. “Caso a medida provisória de prorrogação do prazo até 31 de dezembro de 2021 seja aprovada, desejo já sinalizado pelo Ministério da Cultura, ainda teremos um saldo a ser investido no setor”, comentou a subsecretária de educação Emília Moreno.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo