Barreiras: Prefeitura realiza entrega de móveis e eletrodomésticos às famílias afetadas por alagamento no bairro Santo Antônio

Após várias famílias do bairro Santo Antônio terem suas casas alagadas pelo transbordamento do canal que cruza o bairro, em decorrência das fortes chuvas ocorridas no dia 22 de janeiro, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, iniciou a ação de apoio e de assistência às famílias da comunidade. Nesta sexta-feira (17), os moradores, que diante do ocorrido perderam móveis e eletrodomésticos, receberam novos equipamentos obedecendo os critérios para a concessão de Benefícios Eventuais em conformidade com as Leis Federais nº 8.742/93, nº 12.435/2011 e a Lei Municipal nº 1.435/2020.

A entrega de mais de 160 itens entre móveis, eletrodomésticos e lençóis para cama, contou com a presença do prefeito Zito Barbosa; vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretária de Assistência Social e Trabalho, Dicíola Baqueiro; subsecretária Maritânia Gonçalves; presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; chefe de Gabinete e secretário de Cultura e Turismo, Jeferson Barbosa; e as equipes que atuam na Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS V).

A moradora Carina Benício que reside no bairro há quatro anos, conta que perdeu tudo na enchente e receber todos os equipamentos que precisava foi emocionante porque chegou na hora certa. “Aquela foi uma noite triste. Perdi praticamente tudo, e desde o primeiro momento o prefeito Zito e toda equipe da Assistência Social e Trabalho estiveram presentes, sensíveis com a nossa situação. Hoje sou completamente grata por receber máquina de lavar, geladeira, cama, porta, freezer, fogão, guarda-roupa, forno elétrico, ventilador e uma batedeira para fazer meus bolos, todos novos”, contou emocionada.

Do mesmo sentimento compartilhou dona Maria Helena Mendes, que também recebeu uma geladeira, liquidificador, forno elétrico e um colchão. “Chegou na hora certa. A gente sabe que não é fácil conseguir tudo isso de uma vez, e minha família agradece muito a essa equipe pelo acolhimento. Na hora que mais precisamos, eles chegaram juntos”, relatou.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Trabalho, os Benefícios Eventuais são modalidades de provisão de proteção social de caráter suplementar e temporário, que integram organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que são prestados aos cidadãos e as famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária, desastres e calamidade pública.

“Estamos hoje honrando com o compromisso que a gestão municipal fez diante do problema ocasionado pela enchente em janeiro, momento em que muitas pessoas perderam seus móveis e eletrodomésticos. Hoje estamos devolvendo aquilo que eles perderam na inundação, esse é o nosso espaço de acolhimento. Desde o início realizamos o diagnóstico necessário para a entrega desses equipamentos, restituindo as famílias e oferecendo conforto”, destacou Dicíola Baqueiro.

O prefeito da Capital do Oeste salienta que todos os cuidados e atenção diante dessa situação foram tomados de imediato, além da limpeza feita no local e a ação da Defesa Civil na ocasião, a Prefeitura esteve ao lado das famílias.

“Nós temos o compromisso de cuidar da cidade e cuidar das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam. Devido àquela forte chuva ocorrida em janeiro deste ano, muitas famílias perderam quase tudo devido ao transbordamento do canal que faz o escoamento das águas pluviais aqui no Santo Antônio. Acompanhamos de perto toda a situação e assumimos o compromisso de colaborar com a reposição de móveis e eletrodomésticos. Hoje nos alegramos com a felicidade dessas famílias ao fazermos essa entrega, pois acolher e cuidar das pessoas é o nosso objetivo”, pontuou Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 17.3.2023