Barreiras: Prefeito Zito Barbosa inaugura nova Unidade de Saúde no Bairro Vila dos Funcionários e entrega novas estruturas de saúde nos Bairros Vila Rica e Sandra Regina

A Prefeitura de Barreiras dedicou essa quinta-feira, (29), a uma maratona de ações na saúde pública do município. Com o objetivo de proporcionar cada vez mais qualidade no atendimento através do Projeto Saúde Humanizada, o prefeito Zito Barbosa, entregou as novas instalações da Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, a nova sede da Unidade de Saúde da Família Clara Cecília na Vila Rica, e inaugurou a nova Unidade de Saúde Elizabete Pereira de Melo, na Vila dos Funcionários.

Logo pela manhã, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, da vice-prefeita Karlúcia Macêdo e do secretário de saúde, Anderson Vian, entregaram as novas instalações do condomínio da Atenção Básica, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica que estão locados no mesmo prédio. Situado na Rua Professor Folk Rocha, Bairro Sandra Regina, nº 228, esses órgãos trabalham conjuntamente na prevenção, controle, análise de doenças, além de oferecer suporte às demais unidades.

No final da tarde, a população do Bairro Vila Rica comemorou a entrega da nova sede da Unidade de Saúde da Família Clara Cecília Fernandes – X, agora no endereço Travessa Costa Rica, ao lado da Maçonaria. A unidade oferece diariamente atendimento médico, odontológico, também acompanhamento pré-natal, realização de curativos, vacinação e acompanhamento com enfermeiros e técnicos de enfermagem.

E foi com poesia e cordel em homenagem à nova Unidade de Saúde da Família que leva o nome Elizabete Pereira de Melo, que o prefeito Zito Barbosa foi recepcionado no Bairro Vila dos Funcionários. Famílias inteiras lotaram a Rua A para comemorar a tão sonhada unidade de saúde, a primeira no bairro. Emociona com a homenagem à sua mãe, dona Raimunda de Melo agradeceu pelo momento considerado histórico para sua família e para todos os moradores. “Hoje é um dia muito especial para todos os familiares de minha mãe Elizabete que muito contribuiu no desenvolvimento desse bairro. Pela primeira vez estamos tendo uma unidade de saúde, por isso, agradeço imensamente ao prefeito Zito Barbosa pela sensibilidade e por nos agraciar com essa nova Unidade de Saúde que leva o nome da minha mãe” relatou.

De acordo com o secretário de saúde, a nova USF contará com médico da família, dentista, auxiliar de serviço bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, sala de vacinação, de marcação de exames e de curativos. O bairro Vila dos Funcionários recebeu recentemente a requalificado asfáltica de todas as ruas e travessas após 30 anos, através do Projeto Pavimenta Barreiras, incluindo a sinalização horizontal, a Prefeitura também entregou o Centro Educacional Nossa Senhora das Graças totalmente requalificado em março de 2018. Para o prefeito Zito Barbosa, esse foi o compromisso assumido com a população de Barreiras e que vem sendo cumprido em todas as áreas.

“Esse foi um dia dedicado à saúde do nosso município, por isso, agrademos imensamente ao nosso bom Deus por nos proporcionar momentos como esse. Hoje entregamos várias estruturas de saúde e assinamos a ordem de serviço para a construção do primeiro Centro de Parto Normal, tudo isso para ampliar com qualidade os atendimentos e serviços já ofertados no município dentro dos princípios de uma saúde humanizada. Tenho um carinho muito grande pela Vila dos Funcionários e a homenagem que hoje fazemos a Elizabete Pereira de Melo, se estende a toda colônia cearense de Barreiras, que muito contribuíram para o progresso de nossa cidade”, destacou Zito Barbosa.

Os atos administrativos do dia também tiveram a participação dos vereadores: Almery Messias, Cezar da Vila, Hipólito dos Passos, Otoniel Teixeira, Silma Alves, Gilson Rodrigues, B.I. Ayres, Eugênio Fernandes, Francisco Sobrinho e João Felipe, além dos demais secretários do governo e lideranças políticas.