Barreiras: Oficina Pública para construção do PPA 2022/2025 foca na Assistência Social e Trabalho nesta quarta-feira, 04

Planejar uma cidade do futuro com qualidade é um dos principais objetivos da gestão municipal e a participação da sociedade tem sido essencial nas Oficinas Públicas realizadas pela Prefeitura de Barreiras, para a construção do Plano Plurianual que norteará as ações nos próximos quatro anos. Nesta quarta-feira (4), a população pôde acompanhar e participar das ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho. A quinta Oficina Pública que aconteceu no auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, contou com a participação da sociedade civil, entidades representativas, secretários, subsecretário e ainda dos vereadores Yure Ramon, João Felipe, Adriano Stein, Silma Alves, Hipólito dos Passos e Francisco Sobrinho.

Conduzida pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, as ações da pasta foram apresentadas pela secretária Karlúcia Macêdo, que também esteve acompanhada da subsecretária Carmelita Pimentel e da assessora técnica, Versiany Moreira.

“A Secretaria de Assistência Social não trabalha sozinha, por isso agradeço toda a equipe que colabora para a concretização das ações em nosso município, bem como as parceiras que são fundamentais nas ações sociais. Nesses últimos quatro anos foi feito muito, e acolher as pessoas com proteção social e ofertar a assistência a quem dela necessitar, continuará sendo nosso objetivo”, pontuou Karlúcia Macêdo.

Dentre as várias ações realizadas entre 2018 a 2021, a assessora Denise Mesquita destacou a implantação do Programa Criança Feliz; Projeto O Futuro na Medida; Caravana da Cidadania; Ações do CrediBahia; Reconhecimento do Selo Unicef; Programa Auxílio Barreiras para Todos; Programa Bolsa Família; Restruturação da Rede Socioassistencial, Combate ao Coronavírus, e outras.

Quem acompanhou pelas plataformas digitais também pôde ver em tempo real pelo Instagram e pelo canal oficial de Barreiras no YouTube, as proposições para 2022/2025, que englobam o fortalecimento dos Conselhos Municipais; Implantação do Cadastro Cidadão; Fortalecimento das parcerias com os órgãos da rede de proteção, também com instituições públicas, privadas e do terceiro setor; Implantação do Programa de Inclusão Social de jovens vulneráveis da área rural e urbana no combate ao trabalho infantil, Ampliação do Projeto Caravana da Cidadania; do Programa de aquisição de alimentos, entre outas sugestões.

Após a participação da população com sugestões, o secretário de Planejamento falou da importância da sociedade na construção do PPA. “Agradecemos a participação de todos em mais essa Oficina Pública, quando abrimos esse espaço para que a sociedade possa participar de maneira transparente é porque sabemos que construir essa cidade não depende somente da gestão pública, tem que ter uma correlação com a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, é esse tripé que constrói essa cidade que estamos fazendo todos os dias”, disse Emerson Cardoso.

As oficinas públicas se encerram nesta quinta-feira (5) com as apresentações das Secretarias de Agricultura e Tecnologia, pela manhã, e Educação, Cultura, Esporte e Lazer, à noite.