Barreiras Mais Bonita e Mais Humana: Prefeitura deflagra grande operação de Múltiplas Ações de Limpeza e Sanitização em todos os bairros da cidade

Dentro do Projeto Barreiras Mais Bonita e Mais Humana, a Prefeitura da Capital do Oeste deu início nesta segunda-feira (31), uma grande operação de Múltiplas Ações de Limpeza e Sanitização em todos os bairros do município, com foco no combate à proliferação das arboviroses.

A concentração dos trabalhos aconteceu logo cedo no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, com a presença do prefeito Zito Barbosa, vice-prefeito Emerson Cardoso, presidente da Câmara de Vereadores Otoniel Teixeira, vereador Alcione, e ainda secretários e equipes das Secretarias de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte; Saúde; Segurança Cidadã e Trânsito; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Tecnologia, Procuradoria Geral do Município e Chefia de Gabinete.

Com objetivo de intensificar as ações que já são realizadas o ano todo na manutenção da limpeza na cidade, principalmente neste período de maior incidência de chuva na região, a força-tarefa de múltiplas ações de limpeza iniciou pela Avenida Souza Moreira (Mandacaru), que liga os bairros Vila Brasil, São Miguel, Santa Luzia, Sombra da Tarde, Jardim Vitória, Cidade Nova e Buritis. Maquinário e equipamentos como motoniveladora, retroescavadeira, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, trator com roçadeira, caçambas, caminhões, dentre outros equipamentos foram aplicados na roçagem, retirada de entulhos, podas de árvores, além de limpeza geral nas vias públicas.

Atores indispensáveis na operação, os Agentes de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses, participaram com orientações à população e observando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador das arboviroses. Conforme o prefeito de Barreiras, além de manter a cidade limpa, o objetivo é de eliminar esses possíveis focos, bem como chamar a atenção da população para fazer a sua parte na manutenção da limpeza e o descarte correto do lixo.

“Estamos começando hoje essa ação de forma inédita com esse grande volume de máquinas e equipamentos, trata-se de uma grande operação com múltiplas ações de limpeza e sanitização que será realizada em todos os bairros. Esse trabalho se desenvolve principalmente em função das fortes chuvas que ocorreram nos meses de dezembro e janeiro. Toda estrutura da Prefeitura, também parceiros de empresas e pessoas voluntárias, estão mobilizadas, com o objetivo de cuidar da cidade e principalmente eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses. Mas, precisamos especialmente da contribuição da população, a colaboração de cada cidadão é fundamental para que esse trabalho tenha êxito, não basta só nossas equipes limparem a cidade é preciso que todos façam sua parte, colaborando com o descarte correto do lixo para que possamos nos orgulhar cada vez mais da nossa cidade”, pontuou Zito Barbosa.

Nessa primeira etapa serão contemplados os bairros: São Miguel, Santa Luzia, Vila Nova, Sombra da Tarde, Jardim Vitória, Loteamento Rio Grande, Loteamento Mimoso, ACM, Vila Dulce, Conjunto Habitacional Rio Grande, Centro Histórico, Flamengo, Serra do Mimo, Bandeirantes, Novo Horizonte, Jardim Ouro Branco, Sandra Regina, Vila Regina, Aratu, Morada da Lua, São Paulo, Ribeirão, Boa Sorte, Residencial Boa Sorte, Recanto dos Pássaros e Antônio Geraldo.

Já na segunda fase será a vez dos bairros: Vila Rica, Vila dos Funcionários, Santo Antônio, Conquista I e II, Santa Helena, 29 de Julho, São Mateus, Parque da Cidade, São Sebastião, São Pedro, Maria Percilia, Barreirinhas, Morada Nobre I e II.

Dircom/PMB – 31.01.2022