Barreiras: Jovens beneficiados pelo Projeto Heróis do Oeste do Corpo de Bombeiros participam de Campeonato de Judô

No último sábado, 23, jovens alunos do projeto social “Heróis do Oeste”, coordenado pelo 17º Grupamento de Bombeiros Militar – GBM que oferece oficinas gratuitas de judô participaram do 1º Campeonato Infantil, realizado na sede do quartel, em Barreiras, prestigiado pela secretária de assistência social, Karlúcia Macêdo. Ação é fruto da união entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e do 17º GBM.  Participam da atividade alunos dos CRAS, CREAS e Projeto Cata-Vento.

“O projeto é uma excelente oportunidade que os alunos tem para essas crianças treinarem, porque muitas delas não têm condições de pagarem por uma aula de judô pelo alto custo. A Prefeitura está dando essa oportunidade, trazendo as crianças para cá, onde elas também aprendem ética, cidadania, aulas de primeiros socorros e combate a incêndios”, disse a Sargento Gomes, coordenadora do Projeto Heróis do Oeste.

Além de promover a saúde e o amparo do poder público, a participação nas atividades visa retirar as crianças da situação de vulnerabilidade. Os judocas recebem também o transporte, quimono, faixa e lanches. Segundo a mãe de José Pandolfo, Gilcélia Aparecida, a oportunidade viabilizada pela Prefeitura traz ainda mais orgulho no desenvolvimento do filho. “Só tenho a agradecer pela oportunidade, a participação nesse campeonato é também um sonho. Meu filho participa do CRAS IV, ele é um dos meus maiores orgulhos e estamos aqui na luta para vencer”, destacou a mãe empolgada.

O Heróis do Oeste existe há cerca de dois anos, “Começamos com 15 crianças carentes do Projeto Cata-Vento e Rotary, e agora temos o apoio há mais de um ano da Prefeitura de Barreiras, totalizando atualmente 48 crianças. O judô é um esporte olímpico importante, que ajuda no treinamento dos nossos bombeiros e estendemos isso à comunidade. Hoje saímos ganhando, os pais vieram, o esporte é um grande aglutinador social do bem e para isso, contamos com a parceria da Prefeitura, Rotary e Cata-Vento”, explicou o comandante do 17º GBM, Tenente-Coronel Lusquinhos.

Em dezembro, as atividades de 2019 serão encerradas com o exame para mudança de faixa.