Barreiras intensifica combate à Hanseníase, Verminoses e Tracoma

O município de Barreiras aderiu mais uma vez à Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma. O trabalho integrado de prevenção e combate passará por 89 escolas municipais, em um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A abertura oficial acontece no dia 24 de agosto, na Escola Alcyvando Luz I, às 14 horas.

“A Vigilância Epidemiológica vem trabalhando de modo contínuo no enfrentamento dessas doenças, com objetivo de reduzir a carga parasitária em estudantes de 5 a 14 anos, além de identificar, tratar casos de hanseníase e viabilizar o tratamento do Tracoma”, explica a  diretora técnica, Arisleide Bispo.

Os professores serão orientados pelas equipes da campanha para mobilizar a comunidade e receberão material didático. Os alunos receberão medicamento de combate às verminoses, além da ficha de autoimagem para detectar casos de hanseníase. O exame ocular de identificação do tracoma será realizado no local.

Todos os anos, a campanha é desenvolvida nas escolas como forma de detectar essas doenças ou preveni-las de modo precoce. O ambiente escolar também facilita a reunião do público alvo, atingindo um número maior de pessoas. Esta edição se estende até 24 de setembro.

han