Barreiras Folia 2020 injeta 40 milhões na economia local e leva mais de 430 mil pessoas aos circuitos do carnaval

Já consolidado como o maior e melhor carnaval do interior da Bahia, o Barreiras Folia, na edição 2020 ganhou um impulso extra e se revelou ainda como um dos maiores do interior do Brasil. Os números oficiais divulgados pela Comissão Geral do Carnaval comprovam que a festa, que desde 2018 vem numa ascendente, nesta edição, alcançou proporções ainda maiores, com números recordes de público, movimentação financeira e lotação hoteleira. A festa cresceu, o público praticamente dobrou em relação ao ano anterior (2019), quando o público contabilizado nos cinco dias foi de 200 mil pessoas. A aprovação do formato do evento e da segurança foi de 90%, entre os participantes.

De acordo com os números finais, o evento, nos seus cinco dias, levou 435 mil pessoas às ruas de Barreiras, nos três circuitos da festa (Aguinaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas), com uma média de 87 mil pessoas ao dia. Do público presente, a estimativa é que 30% eram de turistas vindos de cidades da região Oeste e também, de Brasília, Goiânia, Tocantins, São Paulo, entre outras. Esse grande número de turistas foi responsável pela ocupação de mais 90% dos leitos dos hotéis da cidade, além de casas de parentes e amigos.

A movimentação financeira proporcionada pelo Barreiras Folia junto à economia do Município e da região foi estimada em mais R$ 40 milhões, envolvendo gastos em segmentos como os de vestuário, calcados e acessórios, alimentação, bebidas e combustível. Costureiras, salões de beleza, empresas de bufês e decoração também tiveram trabalhos extras e consequentemente, renda adicional garantida. Nos circuitos da folia bares, restaurantes, fast foods, drinks, ambulantes e artesanato geraram empregos e ajudaram na movimentação da economia durante o evento.

Para o prefeito Zito Barbosa o sucesso do Barreiras Folia é resultado de um amplo planejamento de trabalho coordenado pela Comissão Geral de Eventos e pelas demais equipes da Prefeitura, ao longo do ano. “Optamos pela não realização do carnaval em 2017 porque entendemos que uma festa como imaginávamos, nas proporções de hoje, não se faz da noite para o dia. A população entendeu que antes de pensar em carnaval precisávamos arrumar a cidade e dotá-la de infraestrutura básica. Hoje a consolidação do Barreiras Folia é prova de que trabalhamos com planejamento, afinco e responsabilidade, priorizando os serviços básicos e conseguindo levar lazer e entretenimento de qualidade ao cidadão”, destacou.

Parceiros importantes na realização do carnaval, os blocos avaliaram como altamente positiva a realização festa. “Tivemos um grande número de turistas e foliões que vieram participar desse grande evento momesco durante esses cinco dias de folia, a Prefeitura de Barreiras teve fundamental importância em todo esse resultado, pois previamente projetou o carnaval anunciando ainda em setembro de 2019, atrações de renome nacional o que incentivou os blocos a investirem. Assim, o carnaval de Barreiras tem crescido em uma proporção muito grande chegando a competir com o carnaval da capital, pois teve em seus circuitos 80 atrações, destas 25 tocaram em Salvador e aqui em Barreiras, isso mostra a força do Barreiras Folia”, afirma Ismael Pedrosa, presidente da Associação dos Blocos.

De acordo com a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, 210 servidores estiveram à frente das equipes de trabalho durante o Barreiras Folia e foram responsáveis pela coordenação da festa. Além disso, o efetivo da Guarda Municipal ficou de plantão e em parceria com as polícias Civil, Militar, Rodoviária Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público Estadual, Cootrans, SAMU, Juizado de Menores, Conselho Tutelar garantiu a segurança, conforto e tranquilidade de foliões e profissionais durante os cinco dias da festa.

Ainda de acordo com a secretária, a Administração já pensa em começar o planejamento para o carnaval de 2021, afinal de constas esse planejamento é para o município de Barreiras e não para uma gestão. “Diante da responsabilidade que sempre permeou a atual gestão e da importância que o carnaval se tornou para a economia do município, como um vetor de desenvolvimento, já iniciamos a planejamento do evento para 2021, deixando tudo pronto para que a próxima gestão possa encontrar todo um planejamento estabelecido e criado, visando à continuidade do crescimento desse evento de tão grande importância para o município de Barreiras e todo o oeste baiano”, destacou Gislaine.