Barreiras Folia 2019: Prefeitura realiza o maior carnaval de todos os tempos no município

O maior e melhor carnaval do interior da Bahia

Prefeitura de Barreiras em uma ampla parceria com os blocos, forças de segurança, comércio e demais instituições, organizou e realizou um carnaval inesquecível. A festa que contou com uma mega estrutura aconteceu em três circuitos distintos, o Aguinaldo Pereira, que concentra o desfile dos trios e blocos comerciais, o Zé de Hermes, voltado para o Carnaval Cultural e o Rio de Ondas que possibilitou lazer e entretenimento no Balneário Três Bocas, as margens do rio que é cartão postal da cidade.

Ao longo dos cinco dias de festa, artistas como: Cláudia Leitte, Luiz Caldas, Chiclete com Banana, Babado Novo, Márcia Freire, Papazzoni, Margareth Menezes, Psirico, Parangolé, La Fúria, Igor Kannário, Lambasaia, Oz Bambaz, Humberto e Ronaldo, Manu, Toinho e Cia, DIPropósito, Gordinho do Pagode, Levada Louca e Alexandre Leão, além de mais 52 cantores da cidade e região, desfilaram em grandes apresentações no Barreiras Folia.

A mistura de ritmos e a diversidade de gêneros musicais foram a marca registrada do carnaval de Barreiras, que ofereceu ainda uma estrutura confortável para todos os tipos de folião, com 69 barracas, 21 food trucks, 20 camarotes e 200 vendedores ambulantes movimentando fortemente o comércio da cidade.

A segurança foi destaque nos três circuitos da folia, a parceria entre as Polícias Militar através do CPRO, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual, 17º Grupamento de Bombeiros Militar e Prefeitura de Barreiras, construída através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito com a Guarda Civil Municipal, Cootrans, e SAMU, empregou por dia, mais de 500 homens na segurança, com o auxílio de 15 câmeras, drone da PM e abordagem nas entradas dos circuitos. O que resultou em um carnaval totalmente seguro para os foliões.

A saúde se fez presente com três pontos de atendimentos, pronto socorro, módulos assistenciais com testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite, e distribuição de preservativos. A Assistência Social em parceria com o Ministério Público Estadual, Ministério Publico do Trabalho, Conselho Tutelar e Secretaria de Educação, desenvolveu as campanhas “Respeite as Minas” e de Combate ao Trabalho Infantil.

A festa encerrou na terça-feira, 06, com grandes apresentações de João do Biriba, Reginaldo e Anéis de Saturno e do cantor barreirense Bosco Fernandes no Circuito Zé de Hermes, que homenageou os 50 anos do Bloco da Rola. Já no Circuito Aguinaldo Pereira, os desfiles de blocos começaram com infantil Pirulito, na companhia da Tia Chica e Tio DD, seguido da dupla Sertaneja Humberto e Ronaldo, atração da prefeitura, que trouxe em seu repertório as músicas mais conhecidas da dupla, que acumula milhares de visualizações no Youtube, além de muito forró, funk e as canções mais tocadas de outros intérpretes em 2019.

O Bloco Kimarrei desceu a avenida com o tradicional “piseiro” do cantor Toinho e Cia, finalizando a participação dos blocos oficiais na folia. O turista de Brasília, Rafael Lima, escolheu o bloco para curtir. “Já é o segundo ano que eu venho, aqui é um dos melhores carnavais que já vi, em questão de segurança, animação e bandas. Pretendo voltar”, finalizou o folião.

Fatores climáticos impediram a banda Timbalada de chegar a tempo para sua apresentação no circuito Aguinaldo Pereira, mas os foliões aproveitaram até os últimos momentos da festa com os grupos Companheiros do Pagode, Remanescentes e o cantor Patrick.

O prefeito Zito Barbosa falou da satisfação em realizar o maior carnaval do interior da Bahia, “Estou muito feliz e com sentimento do dever cumprido, o de que todos nós juntos, realizamos a maior carnaval de todos os tempos em nosso município. Aproveito para agradecer a os barreirenses e a todos aqueles que escolherem Barreiras para nos ajudar a fazer essa grande festa, aproveito para convida-los para em 2020 fazermos um Barreiras Folia bem maior do foi o de 2019. O carnaval de Barreiras voltou! E Voltou pra ficar!”, disse o prefeito.