Barreiras: Feira de Artesanato do Idade Viva expõe talento e criatividade dos idosos do Programa

Diversos produtos artesanais serão comercializados até sexta-feira, 15.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente na última sexta-feira (08), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma semana diferente e bem animada na sede do Programa Idade Viva, aliando as atividades de rotina ao artesanato. Com início nessa segunda-feira (11) até a próxima sexta-feira (15), integrantes do Idade Viva estão expondo trabalhos artesanais e manuais das mais diversas formas, na primeira Feira de Artesanato.

Vários ambientes decorados foram montados no pátio da sede do programa, com objetivo de mostrar os produtos confeccionados pelas idosas durante as oficinas de arte terapia.  A feira é aberta ao público e no espaço é possível encontrar diversos quadros decorativos, assessórios para banheiro, panos de prato, tapetes pintados e bordados, jogos de cama, mesa e banho, jarros de flores e objetos decorativos feitos com biscuit.

Com a mesa repleta de panos de pratos e de bandejas bordadas à venda, a integrante do Programa Idade Viva, dona Clara Borges, aproveita o momento para terminar os detalhes de outras variedades. “Aprendi muita coisa na minha juventude e aprimorei aqui na oficina. Gosto demais e espero que gostem também dos meus produtos”, disse.

A primeira Feira de Artesanato do Idade Viva conta com a parceria dos Centros de Referências da Assistência Social de Barreiras, os CRAS I, II e III. Presente no primeiro dia da Feira, o secretário municipal de saúde, destacou a importância dessa semana para os integrantes do Programa Idade Viva.

“Esse é um momento importantíssimo, eles colocam na prática o que aprendem nas oficinas de arte terapia. Tínhamos muitos idosos com início de depressão e foi através da arte que mudaram a rotina de vida, e essas atividades seguem normalmente durante toda semana e aqui no espaço, também foram criados 20 ambientes de como pode ser montado o artesanato em casa, assim, a população de Barreiras também pode encontrar e comprar objetos de qualidade e feitos com muito capricho”, destacou Anderson Vian.

A sede do Programa Idade Viva fica no bairro São Pedro, em frente ao Hospital Eurico Dutra. De acordo com a coordenadora Josele Castro, a Feira de Artesanato tem início às 08h e vai até 11h30.

“Durante toda semana os idosos praticam as habilidades e a coordenação motora através de várias oficinas. Essa iniciativa no mês das mulheres é para valorizar ainda mais as pequenas ações e atividades realizadas por essas mulheres já na terceira idade, e que muito já contribuíram para a sociedade, assim, 90% de tudo que é vendido nessa primeira Feira de Artesanato fica com as artesãs, e 10% será utilizado para contribuir nas despesas da feira”, frisou Josele.