Barreiras: Estudantes do Programa Despertar e Novo Mais Educação socializam experiências exitosas de 2019

As experiências exitosas dos estudantes que participam do Programa Despertar e o Novo Mais Educação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foram apresentadas na manhã dessa terça-feira (03) do auditório da Prefeitura de Barreiras, antigo shopping, e contou com a presença da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretária de educação Cátia Alencar, professores e estudantes da rede municipal.

Esse ano, o Programa Despertar trabalhou com o tema Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo em 11 escolas da zona rural no município. Caracterizados de personagens e de maneira dinâmica, os estudantes apresentaram recital de poesias, cordel e exposição de produtos do campo produzidos ao longo do ano, como verduras, hortaliças, frutas e objetos artesanais. Já o Novo Mais Educação alcançou 16 escolas da sede, as oficinas de artes, judô, Karatê, dança, oficinas de letramento e matemática foram socializadas de maneira lúdica, aliada ao compromisso cidadão e socioambiental trabalhados em 2019.

De acordo com a coordenadora dos Programas Institucionais, Liege Viana, os dois programas atingem um contingente de 11 mil estudantes e cada escola contemplada com o Projeto Despertar também mostrou seu potencial nas comunidades escolares. “Junto ao tema desse ano, também foi trabalhado a horta escolar como incremento na alimentação nas escolas. Todas essas apresentações representam o trabalho dedicado ao longo do ano, já para 2020 os projetos continuam com temas relevantes relacionados à educação de Barreiras”, pontuou Liege.

Conforme a secretária de educação, Cátia Alencar, as apresentações realizadas nessa manhã reforça a integração, coletividade, respeito com o próximo, meio ambiente e o campo. “A socialização dessas experiências mostram aos demais estudantes os resultados positivos através das diversas apresentações contextualizadas com o tema voltado para o cuidado, produção de alimentos e sustentabilidade no campo. Contamos também com o apoio de outros parceiros, como professores de capoeira, judô, diretoria de esporte, cultura, também as secretarias de agricultura e meio-ambiente, dentre outros que realizam atividades extraclasse e diversificadas nas escolas do município”, destacou Cátia.