Barreiras: equipes da UPA participam de capacitação na base do SAMU através do Projeto Cuidar de quem cuida

Através do Projeto “Cuidar de quem cuida”, as equipes de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras estão participando de várias capacitações na base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tem como objetivo a educação continuada em unidades de pronto atendimento 24 horas.

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará 12 encontros que acontecem nos meses de março, abril e maio para dois grupos de profissionais que terão a oportunidade de aperfeiçoar as técnicas sobre o manejo de pacientes em estado grave e crítico, realização do protocolo de parada cardiorrespiratória, avaliação sobre a necessidade de uso de oxigênio, manejo em pacientes vítimas de trauma, de acidentes, administração de medicamentos, dentre outros quesitos importantes no cotidiano da UPA.

Na quinta-feira (14) o instrutor do SAMU, José Henrique, realizou uma dinâmica de trabalho e abordou as temáticas: organização do atendimento, como realizar o procedimento adequado da abertura de vias aéreas e avaliação do paciente para o uso de oxigênio.

De acordo com a coordenadora da UPA, Jamile Rodrigues, essas capacitações direcionadas aos profissionais que trabalham diretamente com os pacientes, fazem parte da educação continuada e contribuem na qualificação dos profissionais, bem como no comprometimento com a busca constante do crescimento pessoal e profissional.

“A direção da UPA vem desenvolvendo o Projeto Cuidar de quem cuida através da educação continuada desde o início dos atendimentos nessa nova unidade. Por dia, recebemos uma média de 300 pacientes, esses aprendizados e atualizações realizados nessa etapa no SAMU, com certeza, resultarão no aprimoramento técnico, na maior qualidade do atendimento e troca de saberes, fortalecendo uma saúde mais humanizada”, destacou.