Barreiras: Equipes da Infraestrutura e do Zoonoses seguem no combate ao Aedes Aegypti com Ações de Limpeza e Sanitização de espaço públicos

A limpeza e a sanitização dos espaços públicos em Barreiras têm sido prioridade da gestão municipal com ações diárias na zona urbana e rural. Devido o período chuvoso na região, esse cuidado tem sido reforçado com as constantes ações das equipes que compõem a Secretaria Municipal de Infraestrutura e o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, cujo objetivo é eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya.

Nesta quinta-feira (8), os agentes de endemias percorreram as principais ruas do povoado Barrocão de Baixo, e identificaram vários focos em entulhos jogados nos lotes baldios e possíveis recipientes que podem ser locais de proliferação do mosquito. Já na quarta-feira (7), a equipe do Centro de Controle de Zoonoses fez o monitoramento das ruas do bairro Morada da Lua, onde foi registrado mais de 3% do índice de infestação de focos do mosquito Aedes, o que ultrapassa o índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

Conforme o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, ações simples, sejam elas individuais e coletivas, podem contribuir para a eliminação do mosquito, principalmente neste período. “Seguimos com equipes em diversos bairros do município, inclusive na zona rural realizando esse monitoramento. É importante cada um fazer sua parte, ações simples como recolher e acondicionar os entulhos do quintal, não jogar lixo solto em terrenos baldios, verificar se a caixa d’água está bem tampada e outros, é a melhor forma de prevenção e evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, destacou Dorimar Almeida.

Paralelo a essas ações, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes estão realizando os serviços de podas de árvores, capina, limpeza de ruas e bueiros, com o auxílio de tratores, caçambas, caminhões limpa fossa, roçadeiras manuais e mecânicas, dentre outros equipamentos. Nesta semana, os trabalhos de manutenção dos espaços públicos também se concentraram no bairro Morada da Lua, e de acordo com a subsecretária de Infraestrutura todos os bairros têm recebido as equipes para a realização da limpeza das ruas, capina e podas de árvores.

“Ao longo de todo ano realizamos as múltiplas ações de limpeza e sanitização de diversos espaços públicos como as feiras livres, cais da cidade, bem como nos bairros e comunidades da zona rural. Muitos moradores já abraçaram essa proposta de manter os espaços limpos, mas, para a efetivação desse trabalho é necessário a participação de toda sociedade, com atitudes fáceis como armazenar o lixo de maneira correta e dando o destino adequado, além de cuidar do seu lote, evitando acúmulo de entulhos que podem ser criadouros do mosquito causador das arboviroses”, pontuou Luzeni Santos.

Dircom/PMB – 8.12.2022