Barreiras e municípios da região recebem Policlínica Regional de Saúde

O novo equipamento de saúde atenderá moradores de 20 município do Oeste da Bahia

                Na manhã dessa segunda-feira (10), o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, recepcionou o governador da Bahia, Rui Costa, para a inauguração da Policlínica Regional de Saúde em Barreiras, na oportunidade o governador entregou também a primeira etapa da ampliação do Hospital do Oeste (HO), construídos em dois blocos de enfermarias com internação de adulto nos novos 62 leitos. A 16ª Policlínica Regional que irá atender moradores de 20 municípios do Oeste teve um investimento total de R$25 milhões.

A gestão da policlínica que irá beneficiar os cerca de 550 mil moradores dos municípios de Barreiras, Angical, Baianópolis, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley, será realizada em parceria entre Governo do Estado e os municípios que integram o Consórcio de Saúde do Oeste Baiano. Os municípios cobrem 60% dos custos de operação, sendo que o valor é dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada um deles, e o Estado fica responsável pelos 40% restantes.

Segundo o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, na Policlínica terá 106 profissionais que realizarão consultas médicas em diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

Acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do secretário de saúde Anderson Vian e dos vereadores do município, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, destacou a relevância da Policlínica para toda região.

“A inauguração da Policlínica Regional de Saúde e a ampliação do HO são marcos importantes para a saúde regional, a Policlínica ajudará o município de Barreiras e todos os municípios conveniados nos exames de média e alta complexidade. Entendemos que a saúde deve ser feita com prevenção, isso diminui as filas de atendimentos nos hospitais, por essa razão estamos ampliando continuamente nossa rede de cobertura da atenção básica que era pouco mais de 30% para mais de 70%. Por isso, mantemos uma relação saudável com o governo do estado, queremos que nossa região que muito contribui para a Bahia e para todo País siga se desenvolvendo cada vez mais”, destacou Zito Barbosa.

Na oportunidade, o prefeito de Barreiras recebeu uma ambulância das mãos do governador Rui Costa, através de emenda do deputado federal Cacá Leão. O governador assinou ainda a ordem de serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água da sede de Barreiras e autorizou a segunda etapa de ampliação do Hospital do Oeste com atendimento Oncológico.

“Agradeço todo carinho e recepção do povo de Barreiras e da região, já temos aplicados somente em policlínica ao longo do nosso governo uma grandiosa soma de recursos. Chegamos a 16 policlínicas em nosso Estado e daqui um ano estaremos comemorando a 25ª policlínica inaugurada na Bahia, garantindo que nos quatro cantos do Estado o povo tenha especialistas e exames necessários, porque a melhor política pública de saúde que existe é a prevenção, um diagnóstico precoce, por isso parabenizo o Prefeito Zito Barbosa pelo esforço na ampliação da cobertura da rede de atenção básica construindo novos postos de saúde da família”, concluiu Rui Costa.

O evento contou ainda com a presença do vice-governador João Leão, do presidente do Consórcio de Saúde do Oeste Baiano e prefeito de Catolândia, Gilvan Pimentel Ataíde, deputados estaduais, federais, prefeitos e vereadores de diversos municípios do Oeste e de demais autoridades.

 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo