Barreiras: Desfile Cívico de 07 de Setembro chamou a atenção para inclusão, desenvolvimento e patriotismo

Na manhã ensolarada de sábado, 07 de Setembro, milhares de pessoas foram a Avenida Dr. Clériston Andrade assistir o tradicional Desfile Cívico Oficial em honra aos 197 anos de Independência do Brasil. Preparado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com instituições militares e civis, este ano o tema apresentou a mensagem “Barreiras com Inclusão e Desenvolvimento”, finalizando a Semana da Pátria.

Toldos, disciplinadores e camarote da acessibilidade proporcionaram comodidade às famílias que foram assistir ao desfile. Cada detalhe e mensagem traziam em seu teor, o pedido de respeito, amor, valorização a vida e muito mais humanidade na causa da inclusão social. Corporações Militares, professores e alunos marcharam juntos com os alunos com deficiências, demonstrando muito entusiasmo e patriotismo, homenageando a Pátria e abordando as diversas deficiências como o autismo, a surdez e a deficiência física.

A Solenidade Cívica teve início com hasteamento das Bandeiras do Brasil, da Bahia e de Barreiras, diante do palanque oficial realizado pelo prefeito Zito Barbosa juntamente com o comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Construção – BEC, Cel. Eduardo Henrique da Silva BASTOS e o comandante do Policiamento Regional do Oeste – CPRO, Cel. Osival Cardoso, com a execução do Hino Nacional seguido do Hino da Independência executados pela Banda Municipal 26 de Maio, sob a regência do Maestro Fábio Menezes.

No Palanque Oficial a vice-prefeita, Karlúcia Macêdo, primeira-dama Marisete Bastos, o subcomandante do CPRO, Ten. Cel. Camilo Uzêda, comandantes da 83ª CIPM Major Fábio Santana, 84ª CIPM, Major Silvano Aquino, CIPT-O/Rondesp Major Araken Ferreira, do 17º Grupamento de Bombeiros Militar, Ten. Cel. Lusquinhos, da Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, Major Jean Wartmann, Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Josafá Menezes, vice-reitor da Universidade do Oeste da Bahia – UFOB, prof. Jaques Miranda, a diretora do IFBA, Dicíola Baqueiro e do presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, demais vereadores, autoridades militares e secretários, prestigiaram a solenidade.

Em seguida, o prefeito Zito Barbosa e os comandantes do 4º BEC e CPRO fizeram a revista à tropa. A Guarda Civil Municipal de Barreiras abriu o desfile trazendo para a avenida mais de 80 homens fardados, representando o grupamento de patrulhamento, viaturas, motos, além da ciclo guarda que auxilia na ronda de trânsito e proteção do patrimônio público. A COOTRANS também marcou presença com agentes de trânsito e as viaturas que fiscalizam o tráfego de veículos no município.

A próxima corporação a desfilar foi o Exército Brasileiro com mais de 230 soldados que representaram na avenida a força e disciplina do Verde Oliva. Acompanhados pela Banda do Batalhão, militares e veteranos do quartel desfilaram com destaque para a presença especial do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, Sargento Eurípedes Pamplona, que recebeu os aplausos da população.

A Polícia Militar da Bahia marcou presença com Pelotões da 83º CIPM, 84º CIPM, CIPT-O/RONDESP, CIPE Cerrado e os policiais militares veteranos. Com destaque para os alunos do Colégio da Polícia Militar Prof. Alexandre Leal Costa, implantado em 2018 e o Programa PROERD. As viaturas da Companhia Independente de Polícia Rodoviária Estadual, Ronda Maria da Penha, Serviço de Valorização do Policial Militar e Unidade Móvel da Base Comunitária de Segurança, finalizaram o desfile da Força Invicta.

O 17º Grupamento de Bombeiros Militar marcaram presença com os pelotões de salvamento, fiscalização, incêndios, mergulhadores e o carro de bombeiros com sua sirene característica. Os Bombeiros Civis também desfilaram, fechando a ala de pelotões de instituições militares e segurança pública.

Abrindo o desfile para instituições civis e de ensino, os jovens da Ordem Demolay e Filhas de Jó pediram paz e união entre os povos. Seguida pela APAE e MIQUEI que faz atendimento especial às pessoas com todas as deficiências, desfilando com muitos integrantes chamando atenção para a Educação Ambiental Inclusiva.

Os músicos da Escola Municipal de Música Maestro Antoninho Sampaio foram acompanhados pela sonoridade dos 40 músicos que compõem a Banda Municipal 26 de Maio, com direito a apresentação em frente ao Palanque Oficial, seguidos pelas cores e brilho dos mais de 60 alunos da Escola Municipal de Teatro.

O Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho, puxou o desfile das escolas municipais, que passaram pela avenida com suas fanfarras, demonstrando desenvoltura e beleza durante sua apresentação, emocionando o grande público. As escolas do campo deram um show de criatividade e mensagem de preservação do meio ambiente, inclusão de todos os povos e busca pelo desenvolvimento, através das escolas municipais Antônio Machado (povoado Val do Teiú), Miguel Pereira Gomes (povoado do Tatu) que contou com a participação especial dos índios Kiriris e a Escola Valdete Piedade de Holanda (Buritis).

As fanfarras do Colégio de Aplicação Octávio Mangabeira Filho, Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, Colégio Municipal Padre Vieira, Escola Municipal Cleonice Lopes e Colégio Municipal Eurides Sant’Anna fizeram bonito na avenida e pontuaram para o Concurso Municipal de Fanfarras. Já as fanfarras do CAIC Murilio de Avelar Hingel, do CETEP e Antônio Geraldo, que não participam da competição, mas desfilaram cor e alegria na avenida.

Finalizando o desfile cívico, ainda desfilaram a Força Jovem Universal, os profissionais da ANAVV com a campanha “Estou do Seu Lado” de prevenção ao suicídio e os carros antigos da associação Antigomobilista. Ao final do desfile, o prefeito Zito Barbosa, a primeira-dama, Marisete Bastos e a vice-prefeita, Karlúcia Macêdo foram homenageados na avenida pela Associação Antigomobilista com referência a propagação da cidadania e do civismo. “Foi uma semana para cultivar sentimentos de amor à Pátria, de civismo e cidadania, participamos dos eventos e desfiles das escolas, refletindo sobre o resgate do sentimento de inclusão, de amor ao próximo e respeito aos símbolos nacionais”, finalizou o prefeito Zito Barbosa.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo