Barreiras: CTA realiza testes rápidos em moradores em situação de rua no Albergue São José

Como forma de prevenção e cuidado com a vida das pessoas que vivem em situação de rua em Barreiras, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a pedido da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, realizou na manhã desta sexta-feira (26) teste rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Os resultados que ficam prontos em 15 minutos foram feitos em todos os demandatários que são acompanhados no Albergue São José, localizado no bairro Barreirinhas.

De acordo com o coordenador do CTA, os pacientes que testarem positivo para alguma doença é encaminhada à sede que fica na Rua Sergipe, bairro Morada Nobre, anexo à Unidade de Saúde Leonídia Ayres para o tratamento e acompanhamento. “Em decorrência da pandemia vivenciada em todo mundo, estamos com as atividades extras realizadas pelo CTA suspensas pela segurança de todos, mas hoje realizamos esse atendimento especial por entender que é um público que precisa dessa atenção. O CTA atende de segunda a sexta-feira, na realização de testes rápidos e acompanhamento direcionado”, pontuou Dalton Soares, coordenador do CTA.

A secretária de assistência social, Adriana Souza, acompanhou a ação juntamente com a vice-prefeita Karlúcia Macêdo e a coordenadora Tehônya Lanusa. “Após todo atendimento realizado no momento do acolhimento desses demandatários, aqui no Albergue São José são oferecidos importantes serviços, como refeição, higienização individual adequada, atividades socioeducativas, acompanhamento psicológico e social através de uma equipe multidisciplinar, hoje eles tiveram a oportunidade de realizar esses testes rápidos para a segurança de todos e reforçando o cuidado individual”, destacou Adriana.

No início desse mês, o prefeito Zito Barbosa autorizou a ampliação do Albergue São José que será feita com recursos próprios do município. Com a ampliação do Albergue, serão construídos quartos femininos, uma novidade na oferta do atendimento, e ainda uma ampla área de serviço, refeitório, novo espaço de convivência, salas de atendimentos individuais, novo espaço administrativo, campo society e área recreativa.