Barreiras comemora 129 anos e ganha novas escolas, creches e investimentos na educação

A primeira escola modelo de barreiras, a Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo localizada em Barreirinhas, foi o espaço da solenidade, comemorações e entregas de 26 obras nesta terça-feira, 26 de maio, data que Barreiras completou 129 anos de emancipação política. Com as restrições de aglomeração devido à pandemia do coronavírus, uma estrutura diferenciada foi preparada para transmitir ao vivo, através de live pelo Facebook e Instagram, as imagens da inauguração desse marco na educação do município e que a partir de agora, atenderá 1.150 estudantes num ambiente que reúne modernidade, sustentabilidade, conforto e qualidade.

Emocionado, o prefeito Zito Barbosa acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz e da secretária de educação Cátia Alencar entregaram a população, a nova escola modelo com 18 salas de aula, biblioteca, refeitório, laboratórios, ginásio poliesportivo “Mateus Viana de Souza” e o auditório “João de Biriba”, homenagem ao músico e morador de Barreirinhas.

Mas as entregas para ampliar a melhoria da qualidade na educação do município não pararam por aí, a população de Barreiras ainda recebeu o Centro Municipal de Educação Infantil Rosália Silva de Carvalho, na Vila Amorim, o Centro Municipal de Educação Infantil São Francisco de Assis, no Residencial São Francisco; e o Centro Municipal de Educação Infantil do bairro Ribeirão, que amplia em 400 vagas a oportunidade de ingresso nas creches e educação infantil. No mesmo ato, também foram entregues a reforma e requalificação das escolas municipais Carmosa Francisca da Silva, Joaquim Neto, Roberto Santos, Alberto Amorim e Francisco Joaquim de Lima.

“Uma data festiva, que a educação comemora grandes obras e recebe essa escola modelo, que atenderá mais de 1000 estudantes, escolas requalificadas e três novas creches, além de outras obras que serão entregues em breve. É muita emoção e gratidão, e compartilhamos dessa forma diferente, mas com a certeza que temos uma gestão que promove mudanças, que oportuniza nossos jovens na cidade e no campo e que cuida da população”, ressaltou a secretária de educação, Cátia Alencar.

Obedecendo todos os critérios e medidas sanitárias de distanciamento, o prefeito Zito Barbosa falou sobre as 26 obras que foram entregues a população, e registrou que estão em andamento para serem entregues nos próximos meses mais 22 obras, destas cinco são na área da educação, sendo três Centros de Educação Infantil no Barreiras I, Sombra da Tarde e Vila Dulce; uma escola no Residencial São Francisco e mais uma grande escola modelo na Morada da Lua.

“Comemoramos sem abraçar, sem festa, mas com a população em casa, recebendo vários presentes, porque nossa principal preocupação e cuidar das pessoas. Entregamos hoje 26 grandes obras, dentre elas, obras que marcam a educação de Barreiras, como essa escola extraordinária, cinco escolas totalmente reformadas e requalificadas, duas quadras poliesportivas no Barreiras Sul e Val da Boa Esperança e três Centros de Educação Infantil, na Vila Amorim, Ribeirão e Residencial São Francisco, que vão atender do berçário ao pré escolar. Por isso minha gratidão a Deus, a nossa equipe de gestão de modo especial a professora Cátia, nossa secretaria de educação e seus colaboradores. E aproveito para fazer também um agradecimento especial aos 14 vereadores e vereadoras que nos apoiam no dia a dia para fazermos as transformações que Barreiras precisa e merece”, disse o prefeito Zito.

Ao final do evento, o prefeito ainda anunciou a entrega, nos próximos meses, da Escola Modelo da Morada da Lua. E ainda deu ordem de serviço para construção de 12 novas obras, dentre elas duas quadras poliesportivas nos povoados do Bezerro e Alto da Boa Vista.

  • Compartilhe: