Barreiras: Com a parceria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Escola de Saúde Pública da Bahia realiza curso de atualização de Ambientes e Processo de Trabalho Agrícola

Foi pensando no potencial produtivo e econômico, onde o agronegócio e a agricultura familiar possuem grande destaque no Oeste baiano, que na última terça-feira (19), foi realizado pela Escola de Saúde Pública da Bahia (Espba) o Curso de Atualização de Ambientes e Processo de Trabalho Agrícola, referente ao Módulo I e II, para Técnicos de Referência em Saúde do Trabalhador dos 15 municípios da área de abrangência.

O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb/Uninassau) e contou com a parceria do Núcleo Regional de Saúde Oeste (NRS/Oeste), e apoio Núcleo Regional de Saúde Centro Norte (NRS/Centro Norte), Diretoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Divast), Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Barreiras e Jacobina.

O curso foi uma oportunidade de ampliação de conhecimentos e a construção de novas aprendizagens teórico-práticas na área de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (Vapt), com ênfase ao Trabalho Agrícola. Além de oportunizar um momento de interação e qualificação dos profissionais técnicos, foi possível construir uma rede de contatos para que os profissionais troquem ideias sobre as competências e habilidades necessárias para atuarem como atores da saúde coletiva, por meio da territorialização em saúde enquanto elemento organizador do trabalho das equipes da Atenção Básica.

“É importante destacar que a educação permanente é uma proposta político-pedagógica que favorece, aos profissionais, um processo de ensino aprendizagem dentro do seu cotidiano laboral. Este processo defende uma filosofia de reflexão e crítica sobre os processos de trabalho dos profissionais”, destacou a coordenadora do Cerest de Barreiras, Janaína Oliveira, complementando que os processos de qualificação dos trabalhadores de saúde devem ter como referência as necessidades da população, da gestão e do controle social, tendo como objetivo a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, finalizou.

Dircom/PMB 22.07.2022