Barreiras: Campanha “É hora de todo mundo agir!” contra o mosquito Aedes Aegypti ganha as ruas da cidade

O primeiro mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti iniciou na manhã dessa quinta-feira (13) no bairro Barreirinhas, seguindo os objetivos da Campanha: “É hora de todo mundo agir!” lançado na última segunda-feira (10) pela Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde. As equipes de endemias e agentes comunitários de saúde se concentraram na Praça Sabino Dourado e após as orientações seguiram para as residências munidos de panfletos explicativos e embalagens para auxiliar na coleta de recipientes acumuladores de água e possíveis criadouros do Aedes.

A campanha que também conta com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Educação, busca orientar a população sobre os malefícios provocados pelo mosquito, causador de doenças como dengue, zica, chikungunya e da febre amarela urbana. Os moradores e donos de terrenos baldios também estão sendo informados da aplicação da Lei n° 1.380, de 11 de junho de 2019 em situações que colocam em risco a saúde da população. A Lei prevê multa leve, média e grave nos casos que persistam a irregularidade na limpeza dos terrenos.

Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras, Dorimar Almeida, a meta é alcançar todos os bairros, inclusive na zona rural. “Iniciamos hoje esse mutirão piloto em Barreirinhas, é de fundamental importância a ação conjunta dos agentes de saúde e também da população no combate a proliferação desse mosquito que traz grandes danos à população. Estamos entregando o material para os moradores recolherem os recipientes acumuladores de água e outros materiais recicláveis e nessa sexta, 14, será realizada a coleta de todo o material para que seja dado o destino correto”, pontuou Dorimar.

Após o período do Carnaval, o mutirão terá continuidade nos bairros Morada da Lua de Cima, Morada da Lua de Baixo, Aratu, Loteamento São Paulo, Residencial Boa Sorte e Ribeirão.