Barreiras: Alunos do 9º ano e EJA II – Estágio V realizam prova para conclusão do ano letivo

O ingresso no ensino médio, em 2021, está mais próximo para centenas de alunos do 9°ano e EJA II – Estágio V, da rede municipal de educação. Na manhã desta quarta-feira, 10, a primeira etapa da avaliação, que antecipa a conclusão do ensino fundamental, foi realizada em 26 unidades escolares da rede. Na quinta-feira, 11, os alunos darão continuidade à atividade com as provas da área de exatas e humanas.

Todo o processo está sendo acompanhado de perto por gestores da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a diretora pedagógica, Aldeci Queiroz, a receptividade dos estudantes com a antecipação do fim do ano letivo foi uma grata surpresa.

“Nós tínhamos uma expectativa para cerca de 500 inscritos, de um universo de cerca de 1.700 e foram quase 1.400 adesões. Os alunos compareceram maciçamente, isso nos deixa felizes, esperançosos e ainda mais saudosos em vê-los na sala de aula, o que nos lembra de como é bom tê-los no ambiente escolar”, comentou Aldeci Queiroz.

Na Escola Municipal Alcyvando Liguori da Luz II, localizada no Bairro Flamengo, dos 33 estudantes do 9º ano, 31 optaram pela prova de conclusão do ensino fundamental. Eles foram recepcionados pela diretora Ivanilde Barreiros e pela vice Eva Paes e orientados sobre a programação do dia, segundo elas, tudo vem transcorrendo de modo muito tranquilo. “Nós estávamos esperando por esse novo retorno e foi bom porque eles estavam na expectativa sobre como iam concluir o 9º ano. Para eles, vemos que está sendo muito gratificante. Todos chegaram bem preparados, cientes sobre o distanciamento e bem informados sobre como se comportar neste período da pandemia”, destacou a diretora.

Os alunos, que não forem aprovados na avaliação ou que não participaram, poderão dar continuidade normalmente aos estudos na rede municipal de educação.