Aumento de casos de sintomas gripais tem atingido também profissionais de saúde refletindo no atendimento à população em Barreiras

Em meio ao recente surto de gripe vivenciado pela Bahia e que também atinge Barreiras e a região Oeste, a busca por atendimento médico tem aumentado bastante nas Unidades de Saúde do município. Todavia, além da população, os profissionais de saúde também estão sendo acometidos tanto por sintomas gripais como pela Covid-19, gerando assim, afastamento das atividades laborativas, o que impacta na disponibilidade de profissionais para atendimento ao público. De acordo com a equipe da Atenção Básica de Barreiras, nos últimos três dias houve um aumento significativo no número de atestados médicos apresentados pelos profissionais de saúde.

Conforme o secretário municipal de Saúde, a Secretaria de Saúde de Barreiras tem trabalhado no reordenamento das escalas para evitar que algumas unidades de saúde fiquem desassistidas pela equipe médica. O secretário reforça ainda o pedido para a continuidade do uso da máscara, que ajuda na proteção contra a Covid-19 e evita a transmissão da gripe, assim como higienizar com frequência as mãos e evitar aglomerações.

“O vírus da gripe e da Covid-19 são de fácil transmissão, infelizmente estamos passando por esse momento em que as duas doenças estão em evidência, o que tem provocado também o afastamento temporário de profissionais, refletindo no atendimento em algumas unidades de saúde. Estamos trabalhando no reordenamento para suprir essas demandas, mas pedimos que a população com sintomas gripais leves procure a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências para o acompanhamento médico, em casos graves podem se direcionar ao Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra”, destacou Melchisedec Neves.

Dircom/PMB – 06.01.2022