Atendimento multidisciplinar para pessoas em situação de rua marcou atuação do Centro Pop durante o Barreiras Folia 2019

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, por meio do Centro POP, assegurou plantão durante o período de carnaval em Barreiras dando apoio e atendimento aos moradores de rua, que nessa época buscam renda extra com a coleta de latinhas e recicláveis, atuando como vigilante de carros, cordeiros de blocos de carnaval e venda de artesanato aos visitantes.

O coordenador Antonio Carlos Matos explicou que a sede do programa ficou à disposição para que os assistidos pudessem realizar as alimentações e higiene pessoal, e ainda as oficinas de música e roda de conversa com profissionais.

“Nosso trabalho com as pessoas em situação de rua é diário. Aqui estamos sempre à disposição para atender, acolher e auxiliar esses homens e mulheres, e no período do Barreiras Folia não foi diferente. Continuamos nossa rotina, fazendo o acolhimento com café da manhã, o almoço e o lanche no final da tarde, porque muitos estavam trabalhando como cordeiros de bloco, vigilantes, vendendo seus artesanatos e catando produtos recicláveis. A equipe multidisciplinar também realizou as atividades culturais e sociais, para que juntos pudéssemos agilizar o processo de reinserção social”, disse o coordenador Antonio.

Durante a festa de momo, o Centro POP também recebeu as visitas da equipe do CRAM e da Tem. PM Nina Marques, coordenadora da Ronda Maria da Penha, que proporcionou aos assistidos informações sobre violência contra a mulher e a campanha “Respeita as Minas”.

Para a secretária de assistência social Karlúcia Macêdo, o apoio prestado pelo Centro a população de rua durante o carnaval se reveste de um cuidado extremamente necessário, especialmente em períodos de grandes festas, como o carnaval. “Nossa equipe atuou com grande comprometimento durante todos os dias da folia, seja na conscientização das campanhas de combate ao trabalho infantil e de enfrentamento a violência e desrespeito contra a mulher, seja no acolhimento e apoio oferecidos no Centro POP, bem como na parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer”, afirmou a secretária.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo