Assistência Social de Barreiras entrega kits de higiene e orienta pessoas em situação de rua sobre o Coronavírus

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social tem realizado um trabalho social focado na prevenção ao Coronavírus-(Covid 19) junto às pessoas em situação de rua no município. Homens e mulheres que são acompanhados pela equipe do Centro POP estão sendo encaminhados aos abrigos mantidos pela Diocese de Barreiras, recebendo monitoramento de saúde, atividades socioeducativas e medidas preventivas durante o isolamento social. A parceria entre a Prefeitura e a Diocese foi firmada no último dia 23, como forma de oferecer mais espaços de acolhimento para estas pessoas.

O coordenador do Centro POP, Fernando Garcia, conta que as equipes de abordagem estão levando conscientização às pessoas em situação de rua sobre os perigos do novo vírus e os cuidados com a higienização. “Estamos com um resultado positivo, conseguindo encaminhar aos abrigos e albergues as pessoas em situação de rua e muitos casos até fazendo com que retornem às suas cidades de origem. Toda segunda e quarta-feira, nossa equipe vai às ruas, levando conscientização e reforçando hábitos de higiene para conter a disseminação da Covid-19”, disse o coordenador.

Dezenas de pessoas em situação de rua foram encaminhadas para a Casa de Retiro São Bento, Albergue São José e Associação dos Amigos do Oeste da Bahia (AMOB). No local elas passam por triagem de saúde com medição de temperatura e recebem produtos de uso pessoal, orientações sobre os sintomas e prevenção.

Para José Lima, o atendimento oferecido pelo Albergue São José é um luxo que ele não costuma ter. “Na rua não tem nada disso. Aqui tem banho, alimentação, álcool gel e máscara ”, disse. “Não acredito que eu vá pegar essa doença. Tenho fé, Deus vai me proteger, mas agradeço essa atenção comigo e com meus amigos da rua”.

Na sexta-feira, 27, a secretária Karlúcia Macêdo, o coordenador Fernando Garcia, a assistente social Theo Lanusa e a equipe multidisciplinar do Centro POP foram recepcionados pelo Pároco da Paróquia São Sebastião Padre Robinho no Albergue São José, e durante a visita entregaram mais kits de uso e higiene. A secretária Karlúcia salientou que todos os usuários recebem orientações e o kit de uso pessoal.

“Cada pessoa em situação de rua ao chegar nos abrigos passa pela triagem de saúde, recebe orientação dos procedimentos de higiene, e seu kit com toalha de banho, cobertor, travesseiro, sabão em pó, sabonete, escova dental, pasta e barbeador, tudo isso de uso individual. Também temos a disposição álcool gel, máscaras e luvas, proporcionando um local limpo e agradável durante o isolamento social. Hoje distribuímos mais kits de higiene pessoal, e as mulheres ainda ganharam produtos para higiene íntima. Estamos pensando em cada detalhe, cuidando das pessoas e mostrando que a luta contra a Covid-19 é de toda população”, salienta Karlúcia.