Aprovados no Processo Seletivo para a Secretaria Municipal de Saúde passam por capacitação, em Barreiras

Os aprovados no processo seletivo realizado em junho desse ano, estão sendo convocados pela Prefeitura de Barreiras gradativamente. Primando pela qualidade na oferta do atendimento à população, os setores da Secretaria Municipal de Saúde estão promovendo momento de acolhida aos novos profissionais, que inclui apresentação nos ambientes de trabalho, dos serviços que serão prestados à sociedade e capacitação.

Desde o início dessa semana, os aprovados que trabalharão nas marcações de exames nas unidades de saúde do município estão sendo treinados com a equipe da Central de Regulação – CIR, setor responsável no agendamentos de exames, cirurgias eletivas, encaminhamentos para Tratamento Fora do Domicílio – TFD e processamento de dados de pacientes de Barreiras e dos 35 municípios pactuados. De acordo com enfermeira reguladora da CIR, dos 40 marcadores aprovados, 20 passaram pelo treinamento nessa primeira fase e seguida os outros 20, para que o atendimento prossiga normalmente nas unidades de saúde durante as capacitações.

“Estamos nesse primeiro momento realizando o treinamento para os primeiros 20 marcadores com orientações de como deve ser os procedimentos adequados nas marcações de exames de acordo com suas especificidades, atentando para os pacientes que são priorizados na marcação, também de como marcar uma cirurgia, encaminhamento para a Central de Regulação, Tratamento Fora Domiciliar. É no dia a dia, no ambiente de trabalho, que eles irão aprender com eficácia”, pontuou Herica Piauilino de Medeiros.
Por mês são agendados cerca de 90 mil exames em Barreiras, segundo o secretário de saúde, Anderson Vian, o treinamento é fundamental para que os novos colaboradores da gestão conheçam todo o sistema, compreendendo o fluxo de atendimento das consultas especializadas dentro e fora do município, além dos exames de média e alta complexidade solicitados.

“Atender a população com equidade é prioridade da gestão que preconiza o atendimento humanizado em todos os setores da Secretaria de Saúde, dessa forma, esses novos colaboradores estão sendo acolhidos em seus ambientes de trabalho passando por capacitação e treinamento, um processo fundamental para que também o acolhimento aos pacientes de nossa cidade sejam recebidos de forma humanizada e adequada”, frisou Anderson Vian.

Caic Moura de Oliveira, convocado no Processo Seletivo, destacou a oportunidade de conhecimento sobre os vários atendimentos ofertados pela rede do Sistema Único de Saúde e a facilidade que terá no seu novo ambiente de trabalho após o treinamento. “Por mais que seja por um período curto, temos que oferecer um atendimento de qualidade e esse treinamento nos deixa mais capacitados no quesito marcação de exames, com certeza na próxima segunda-feira, estaremos na ativa bem mais esclarecidos sobre a nossa função”, disse.

Além da CIR, os novos colaboradores estão sendo acolhidos no SAMU, Unidades de Saúde, Centro de Atendimento à Mulher – CAM, Centro Especializado de Atendimento ao Homem – CEAH, Hospital da Mulher e no Hospital Municipal Eurico Dutra.