Ao Santo Velho Chico, Durval Nunes lança obra de contos e crônicas em Barreiras

Apreciadores de literatura se reuniram na noite de sexta-feira, 25, para o lançamento da terceira obra do escritor Durval Nunes, membro da Academia Barreirense de Letras, no Palácio das Artes. O livro Ao Santo Velho Chico – Crônicas e Contos reúne as impressões do autor sobre a vida no oeste baiano, além de ternas referências aos moradores de Barreiras.

“Durval lança hoje seu terceiro livro, é uma pessoa que muito contribuiu e contribui para o desenvolvimento de Barreiras e nossa região. Nós da academia nos sentimos honrados em tê-lo como membro, ele que é um dos membros fundadores. A gente tem um compromisso amplo que é o fomento da literatura do oeste como um todo”, destacou Ananda Lima, presidente da Academia Barreirense de Letras – ABL.

Ao Santo Velho Chico é uma das 16 obras lançadas com o apoio da Prefeitura, por meio do Programa Cultura e Arte por Toda Parte, dentro da Programação da Festa Literária de Barreiras – FLIB 2018. “Nos programamos para o lançamento na FLIB, mas por um atraso na impressão, os livros não chegaram a tempo”, informou Durval Nunes.
Segundo Durval, o livro é uma mistura de contos e crônicas inspirados no seu cotidiano como agrônomo e incentivado por sua mãe “Calina”, exemplo de coragem e determinação.

“Depois que cheguei a Barreiras, comecei a escrever matérias ambientais nos jornais locais e até mesmo no “A Tarde”, então fui redescobrindo minha veia. Na minha temática, mesmo que não queira, aparece sempre um Ipê, o amor materno, fraternal, espiritual ou algo assim. Esses contos regionais vêm das mazelas e das experiências de vida, onde a gente pode usar a caneta também para denunciar”, disse o autor.

O autor aproveitou a noite para agradecer o apoio da Prefeitura de Barreiras, nas pessoas do prefeito Zito Barbosa e da secretária de educação, Cátia Alencar, a amigos, familiares, declamar poesias e autografar a obra lançada.