Agosto Dourado: Prefeitura de Barreiras realiza Semana do Aleitamento Materno no Hospital da Mulher

Com o objetivo de incentivar e valorizar ações de apoio à amamentação, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde realiza a Semana do Aleitamento Materno no Hospital da Mulher. O Agosto Dourado busca promover reflexões junto às gestantes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros meses dos recém-nascidos, e na tarde dessa quarta-feira (07), a equipe multiprofissional do Hospital da Mulher, mostraram técnicas para as mães e relevância do ato de amamentar.

Idean dos Santos, que acompanhava Tauane da Conceição e o pequeno Alisson Ravy, ficou concentrado nas explicações da fisioterapeuta Gabriella Monteiro que falou da importância do acompanhamento do pai no incentivo da amamentação. “Somos de Catolândia e ficamos bem contentes com o atendimento e atenção que recebemos. Com certeza, sabemos que o leite materno é o melhor alimento nesses primeiros dias de vida, estou muito feliz com chegada do meu pequeno bem no mês dos pais”, disse Idean.

As recomendações também foram frisadas pela enfermeira Rose Mary Reis, e a dentista Tamires Belo que atende no SESC. Na oportunidade falaram da importância da amamentação, bem como da saúde e assepsia bucal durante a amamentação do bebê. Na sala de reuniões, a equipe composta por enfermeiros e assistente social, apresentou a estrutura do Hospital da Mulher para as gestantes de Barreiras e região, os serviços ofertados, quais os procedimentos para internação, sinais que indicam início e as boas práticas do trabalho de parto, orientações sobre o procedimento no horário de visitas, o direito do acompanhante, cuidados importantes com o recém-nascido, bem como a importância e os benefícios do aleitamento materno.

De acordo com a diretora administrativa do Hospital da Mulher, essa semana é dedicada à troca de conhecimentos sobre o aleitamento materno e as principais ações realizadas na unidade, que conta com profissionais que trabalham nos setores do serviço social, recepção, portaria, regulação, internamento, recursos humanos e enfermaria, sempre em busca de um atendimento humanizado.

“Dentro do Projeto Saúde Humanizada da Secretaria Municipal de Saúde, apresentamos diariamente os serviços ofertados pelo Hospital da Mulher e nesse mês especial, estamos frisando o objetivo do Agosto Dourado, que é incentivar o aleitamento materno. Esse principal alimento nos primeiros dias de vida da criança além de ser completo, auxilia no combate às doenças, aumentando o seu sistema imunológico”, destacou Marta Andrade.

Durante toda a semana e dentro do mês de agosto ainda serão abordados os temas: Importância do vínculo mamãe e bebê; Serviço Social e Psicologia; Orientações sobre amamentação fisioterapeuta; Os papeis sociais no processo do aleitamento materno; O apoio do pai à mãe que amamenta; Os benefícios do aleitamento materno e a Introdução de novos alimentos, que será ministrado pelo Serviço de Nutrição do Hospital da Mulher.