Agentes de Endemias de Barreiras recebem capacitação para atuar no Programa de Chagas

Após um período desativado, o Programa de Chagas, em Barreiras – executado em parceria entre o Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura, ganha força e reinicia as atividades de controle e prevenção à doença. Durante toda esta semana, seis agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses estão recebendo um treinamento para atuarem tanto na zona rural, onde há maior concentração de casos, quanto na sede do município. A capacitação está sendo realizada pela Coordenação do Programa de Chagas, do Núcleo Regional de Saúde.

“A Prefeitura de Barreiras adquiriu novos equipamentos como oito bombas costais, EPI’s e também destina agentes de endemias para realizar o trabalho nos domicílios. Após o treinamento, estes profissionais estarão, já na próxima semana, em localidades da zona rural, visitando as famílias, orientando e em situações onde há registro do inseto, farão a captura e a borrifação”, explica o coordenador do Centro de Zoonoses, Dorimar Almeida.

Em um primeiro momento os agentes de endemias participantes da capacitação recebem as instruções teóricas, em sala de aula. O coordenador do Programa de Chagas do Núcleo Regional de Saúde, João Correia Alves Filho, e o supervisor do Programa, Guilhermano Lopes Ribeiro conduzem as orientações. Depois, será a vez das etapas práticas, com demonstração do uso das bombas costais e das formas corretas de fazer a borrifação. Até a próxima sexta-feira (29), os participantes recebem as instruções para o combate ao barbeiro – transmissor da doença de Chagas.

“São orientações imprescindíveis para que estes profissionais possam atuar de forma segura e assertiva. Aqui eles vão tirar as dúvidas sobre a doença em si, transmissão, como orientar as famílias a prevenir a doença, como proceder para capturar o barbeiro ainda vivo e assim, garantir a efetividade do exame para identificar se está positivo para a doença”, diz Guilhermano Ribeiro.

PIT – Uma novidade que será implantada pelo Zoonoses em todas as unidades de saúde da zona rural de Barreiras são os PIT’s (Postos de Informação de Triatomíneos) locais onde a comunidade pode entregar o inseto suspeito. Do PIT o vetor será levado, pelo agente de endemias, ao laboratório de referência do Estado ou Município para identificação.

Dircom/PMB – 25.04.2022