Agentes comunitários de saúde e de controle de endemias estão na linha de frente na prevenção de doenças e garantia de saúde da população

O 4 de outubro é o dia que celebra o trabalho realizado por estes profissionais, em Barreiras, são mais de 300 agentes atuando na sede e zona rural do Município

A data de 4 de outubro homenageia os profissionais que dia a dia estão na linha de frente junto às comunidades, levando orientação, prevenção e acompanhando o estado de saúde dos moradores. Trata-se do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Controle de Endemias, que em Barreiras, somam um contingente de mais de 300 pessoas envolvidas diretamente na melhoria da saúde pública.

O prefeito Zito Barbosa reforçou, no dia oficial dos profissionais, a gratidão da administração pelo trabalho ininterrupto de atuação. “São pessoas que vestem a camisa, se envolvem com os problemas de cada família atendida, acompanham e comemoram os avanços alcançados pelos pacientes. Nosso orgulho é em contar com profissionais tão dedicados e que trazem como retorno, para Barreiras, uma saúde mais humanizada, com foco na prevenção e, portanto, com menores incidências de enfermidades”.

Como forma de dinamizar o trabalho realizado pelo agentes comunitários de saúde a administração está investindo na informatização da Atenção Básica, com a implantação de um sistema capaz de realizar o acompanhamento do dia a dia das famílias atendidas pelos profissionais. “Todos os agentes receberam um tablet que armazena os dados de cada integrante da família assistida, essas informações vão para uma central que compita e atualiza, de forma ágil, os dados, resultando em um perfil real da saúde de cada cidadão”, explica o secretário de saúde Anderson Vian.

O coordenador geral do Sind-ACS/Oeste destaca o papel dos agente de endemias e dos agentes comunitário de saúde na prevenção e controle de possíveis endemias que possam ocorrer no município. “Essa data especial para nós agentes é comemorada com muita alegria. O Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável por atuar na promoção e na prevenção de saúde, mapeando e encaminhando os pacientes em cada bairro quando necessário. Já os agentes de endemias trabalham no controle de combate a focos de mosquitos, como o Aedes Aegypti, ambos são se extrema importância e juntos, se completam na prevenção de doenças e na intermediação de pacientes aos cuidados necessários”, pontuou Gilvan Ferreira.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo