Abertas inscrições para mais uma edição do Cursinho Pré Enem Popular

Mais uma edição do Cursinho Pré Enem Popular será iniciada em Barreiras. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e é destinada a jovens em situação de vulnerabilidade social que sonham com o acesso a um curso superior. Uma reunião prévia definiu os últimos detalhes do cursinho que estará com as inscrições abertas no período de 29 de julho a 26 de agosto. As aulas começam dia 02 de setembro e têm a duração de dois meses, encerrando dia 01 de novembro.

Durante a reunião que contou com a presença da secretária de Assistência Social Karlúcia Macêdo, o idealizador do projeto e professor Marcelo Cortez, a professora Andréia Oliveira, as coordenadoras dos CRAS, a conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social Marília Machado, e equipe técnica da secretaria, foi realizada uma avaliação do projeto, em 2018, quando foram 45 inscrições de alunos de baixa renda e 38 selecionados para participar das aulas preparatórias para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
“Após fazer as inscrições, os alunos passam por uma seleção que avalia se eles preenchem os requisitos para frequentar o cursinho. Eles precisam estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou terem concluído recentemente e apresentar perfil para o CADÚnico”, explica o professor Marcelo Cortez. As entrevistas serão realizadas de 28 a 30 de agosto e os resultados, dia 01 de setembro.

De acordo com a secretária Karlúcia Macêdo, os números alcançados em 2018 reforçam ainda mais a necessidade de continuar o projeto, com o propósito de preparar os estudantes para o acesso ao ensino superior. “Dos 38 selecionados, 28 finalizaram o cursinho, obtivemos 11 aprovações, sendo nove, em universidades federais. Sabemos que precisamos avançar, e vamos cada vez mais buscar por um número maior de aprovações. E uma oportunidade a alunos que não podem pagar por um curso particular”, explica.

O cursinho gratuito terá aulas de segunda a sexta-feira durante 8 semanas, no período noturno das 18:30h às 21:30h, sendo acompanhado por professores voluntários da COOPEB, UNEB e UFOB, que ministrarão aulas preparatórias nas disciplinas que integram as grades de avaliação do Enem, como matemática, português, física, biologia, química, inglês, atualidade e redação. A Secretaria de Assistência Social garante o espaço e estrutura do CRAS I, além de lanches e pessoal de apoio. As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dia 03 e 10 de outubro.