A partir desta terça-feira (5), uso de máscara será obrigatório em Barreiras

Uma reunião nesta segunda-feira (4), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL), a pedido da Secretaria de Saúde e sob a coordenação do presidente do COE e secretário Anderson Vian, reforçou junto ao empresariado de Barreiras a obrigatoriedade do uso de máscaras a partir desta terça-feira (5). A determinação veio da Lei Estadual nº 14.261, de 29 de abril, que impõe o uso do equipamento de proteção em todo território do Estado da Bahia. No domingo (3), o Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), havia feito um encontro prévio para discutir as orientações e a fiscalização sobre a aplicação da Lei em Barreiras.

Ao reforçar as ações preventivas tomadas desde o início da pandemia do novo Coronavírus, como barreiras sanitárias na rodoviária, aeroporto, rodovias e higienização de pontos estratégicos, Vian destacou que o momento exige um esforço coletivo para o combate à proliferação do vírus. “O que buscamos é que todo o comércio, além de tomarem as medidas necessárias de controle, com uso de máscaras entre os colaboradores e distribuição de álcool em gel ou instalação de pias para higienização das mãos, evitem o acesso de pessoas sem máscaras nos estabelecimentos, a partir de amanhã, esta é uma forma de proteção às vidas”, disse.

Como estratégia para cobrar o uso das máscaras, as equipes da Vigilância Sanitária que mantêm ininterruptas ações de fiscalização, continuarão atuando, orientando comerciantes e a população em geral. “Em um primeiro momento, nossa ação será educativa, porém caso haja reincidência, poderemos fechar o estabelecimento por três dias, dez dias, até a cassação do alvará de funcionamento”, explicou o diretor Canuto Ayres.

O representante da CDL, Tiago Quinteiro, reforçou que a entidade tem o papel de orientar e divulgar ações entre os comerciantes, quanto ao uso das máscaras. “Já estamos juntos com nossos associados reforçando a adoção de práticas de segurança e higiene dos estabelecimentos, agora, com a obrigatoriedade das máscaras vamos intensificar. Estamos caminhando para que as pessoas tenham essa precaução”, disse.

Fizeram parte das discussões e tomadas de decisões, integrantes do Comitê de Operações de Emergência em Saúde e instituições como o Sebrae, Caixa Econômica Federal, além da CDL e Sindilojas Oeste.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo