A partir de segunda-feira (23), o portal que abriga o Sistema Tributário de Barreiras estará funcionando em novo formato

As novidades reservadas estão sendo apresentadas durante três dias a contadores, empresários e demais interessados

O portal que abriga o sistema tributário de Barreiras, no site oficial do Município e que congrega serviços e produtos oferecidos a empresas e profissionais autônomos, estará com uma nova roupagem a partir da próxima segunda-feira (23). A iniciativa da Secretaria de Planejamento e da Diretoria de Tributos visa facilitar o trabalho de contadores e demais profissionais que frequentemente acessam e utilizam o sistema. Durante três dias, uma apresentação sobre as novidades incorporadas está sendo oferecida ao público alvo. O evento, na CDL, pode ser conferido nesta quarta-feira (18), pela manhã e à tarde, e na quinta-feira (19), pela manhã.

“Com foco em uma administração descentralizada, inovadora e moderna, buscamos a formatação deste novo portal para desburocratizar e facilitar o dia a dia de contadores e demais profissionais que trabalham na área. Trata-se de um avanço na gestão a reformulação deste espaço para acesso aos serviços tributários municipais, com mais agilidade, comodidade e menos papel”, destacou o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso durante a abertura do primeiro encontro. Presentes também o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto de Carvalho, o vereador Rider Castro e o delegado do Conselho Regional de Contabilidade, José Joaquim Bastos Ferreira.

Aos participantes dos encontros organizados pela Prefeitura estão sendo reservados dois momentos principais, um que abordará a parte introdutória do portal de acesso aos serviços e suas mudanças e o segundo, a parte operacional, especificando detalhes sobre as novidades incorporadas. “Estamos propondo inovação, em um processo transparente, com a participação de todos os interessados. Esta é a primeira vez que um sistema de migração ocorre com a participação daqueles que estão na ponta da operacionalização, junto aos clientes”, observa o diretor de Tributos, Emerson Romeu Pereira.

Para que os ajustes sejam realizados e passem a vigorar já na próxima semana, a partir das 18h desta quinta-feira (19) até o domingo (22) será feita uma pausa no sistema de tributos. “Este momento é fundamental para que possamos realizar um backup e para que os dados contidos no sistema sejam preservados e acondicionados na nuvem, e não mais no formato mecânico. Na segunda-feira o sistema volta com as mesmas funcionalidades anteriores, porém, nas semanas seguintes e a partir das demandas apresentadas pelos usuários, vamos adaptando e melhorando as funções”, explica o responsável pela empresa que fará os ajustes, Emerson Mota.

Um sistema mais dinâmico e moderno – Em síntese, os usuários do novo portal de acesso aos serviços tributários de Barreiras contarão com ferramentas mais dinâmicas e que facilitarão o dia a dia, desburocratizando processos que até então precisavam de deslocamentos até as secretarias de governo. Com as mudanças, muitos destes processos estarão no formato digital e poderão ser acompanhados também, virtualmente. Outro exemplo das novidades que chegam é a emissão de nota fiscal avulsa aos finais de semana, uma vez que, até então, essa demanda só era possível em dias úteis. “São soluções e facilidades que chegam a partir de segunda-feira e que a medida que forem sendo incorporadas pelos usuários, novas e modernas ferramentas serão agregadas”, finaliza Emerson Romeu Pereira.

Dircom/PMB – 18.1.2023