A Capital do Oeste segue brilhando e é eleita a melhor cidade da Bahia em gestão, serviços urbanos e qualidade de vida

Com uma gestão transformadora iniciada em janeiro de 2017, pautada no planejamento, gestão e governança, após seis anos de dedicação e trabalho, a Capital do Oeste alcança uma grande conquista. Mais um motivo para o barreirense se orgulhar. O Ranking de Cidades Inovadoras e Sustentáveis 2023 divulgado pelo Bright Cities ISO 37120 destacou Barreiras em primeiro lugar na Bahia como a melhor cidade em gestão, bem-estar, segurança pública, infraestrutura, serviços básicos e prosperidade. Estes são os cinco pilares temáticos avaliados dentro de 40 indicadores selecionados e que compõem o Ranking.

Além de ocupar o topo de melhor cidade na Bahia, Barreiras aparece entre as cinco mais bem avaliadas na Região Nordeste, com a terceira colocação. O estudo tomou por base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021 e auditou 40 indicadores essenciais. Barreiras lidera na Bahia, seguida de Lauro de Freitas, Salvador, Itabuna e Feira de Santana. A pesquisa se refere às cidades com mais de 100 mil habitantes, totalizando 326 no Brasil.

Dentro dos cinco pilares destacados pela Bright Cities, plataforma tecnológica que avalia serviços urbanos prestados pelos municípios, são considerados indicadores que impactam diretamente na vida das pessoas. Bem-estar, segurança pública, infraestrutura, gestão, prosperidade e serviços básicos, por sua vez, contemplam outros fatores que são alvo da avaliação, como educação, saúde, cultura e meio ambiente. Ainda serviços básicos como água potável, saneamento básico e eletricidade, dentre outros.

“Esta notícia só reforça nosso orgulho de ser barreirense. Hoje, me junto a toda população da Capital do Oeste para celebrar mais esta importante vitória que tem a contribuição de cada um que escolheu Barreiras para viver, trabalhar e ser feliz. Com muito empenho, planejamento e responsabilidade buscamos dotar nossa cidade de infraestrutura, saúde, educação e segurança como forma de oferecer qualidade de vida a nossa população e fomentar o desenvolvimento. Esse resultado, é a consolidação do trabalho de toda uma equipe dedicada e comprometida, por isso agradeço a Deus aos nossos colaboradores e a confiança do povo de Barreiras, vamos continuar trabalhando para Barreiras seguir em frente”, destacou o prefeito Zito Barbosa ao receber o resultado do estudo realizado pela Bright Cities.

Bright Cities – A Bright Cities é uma plataforma online que diagnostica a eficiência das cidades e indica as melhores soluções para melhorá-la, tornando-a mais inteligente todos os dias. A partir de uma ampla base de dados e de centenas de indicadores reconhecidos por entidades internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas) e ISO (Organização Internacional de Normalização), a ferramenta estabelece rankings comparativos, traça contextos regionais e identifica os principais desafios sociais e econômicos, independentemente do porte do município.  Confira o estudo completo em https://www.aen.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2023-06/ranking_cidades_inovadoras_e_sustentaveis_iso_37120_2023_1.pdf

Dircom/PMB – 07.08.2023

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo