5º Caravana da Cidadania realiza mais de 1000 atendimentos na comunidade do Bezerro

O povoado do Bezerro foi especialmente escolhido para festejar o encerramento da Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade no dia do Agricultor

Mais de mil pessoas passaram pelos atendimentos médicos, cadastramentos sociais e informativos neste domingo, 28, no povoado de Bezerro no município de Barreiras. Esse foi o saldo da 5ª edição da Caravana da Cidadania, desenvolvido pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho com a participação de todas as Secretarias e Departamentos da administração municipal.

A ação realizada na Unidade de Saúde da Família Claro Xavier de Lima movimentou a manhã de centenas de famílias e pessoas das comunidades vizinhas, e as ações e serviços oferecidos se estenderam para as comunidades de Arraial da Penha, Palmeira, Correio, Brejo Novo, Barra da Água Vermelha, Boqueirão do Justino e do Rodrigues, Mantiqueira e Tabua da Água Vermelha.

Rapidamente todas as mesas e estandes foram ocupados, mas alguns serviços tiveram uma procura maior, como as consultas de especialidades médicas; unidade móvel de odontologia; o cadastramento e atualização do Bolsa Família e as atividades esportivas, que reuniu as crianças e jovens. No local ainda aconteceram apresentações da Banda Municipal 26 de Maio, pinturas artísticas em crianças e muitas atividades com os educadores da rede municipal de ensino e artesanato customizado com a equipe do CRAS da Morada Lua.

O morador do povoado Bezerro, José Lazaro Lopes aproveitou a oportunidade e realizou consulta com o ortopedista e procedimentos dentários. “Sinceramente estou muito feliz com os serviços da Prefeitura aqui em nosso povoado. Eu estava com dificuldade para ir ao médico e ao dentista, e nesta manhã fui muito bem atendido e consegui fazer as duas consultas que precisava e tudo com muita agilidade. Nossa comunidade agradece a atenção, na verdade, hoje estamos em festa, porque tem gente de todas as localidades sendo atendidas”, comemorou o morador.

Com a caravana, todos os moradores tiveram ainda a oportunidade de realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, vacinação, além de conhecer, tirar dúvidas e se cadastrar nos programas sociais. Foram realizadas atividades de lazer para crianças, apresentações culturais e distribuição de mudas, cadastramento de vaga especial para idoso e deficiente, blitz educativa no trânsito em um grande movimento integrado das secretarias em favor da cidadania.

A Secretaria de Agricultura e Tecnologia teve participação de destaque comemorando o dia 28 de julho, Dia Nacional do Agricultor, com a culminância da Semana Municipal da Agricultura e Sustentabilidade, levando informações aos produtores sobre o plantio, cuidados com o solo, preservação, biofertilizantes, compostagem e adubos. A agricultora familiar e moradora da Mantiqueira, Gelita Rodrigues estava satisfeita com os atendimentos e a comemoração do Dia do Agricultor. “Estou muito feliz, além de comemorar nosso dia, dia do trabalhador do campo que é uma profissão tão difícil, nós ainda conseguimos ver as palestras, recebemos mudas do cerrado e consegui atendimento com o médico otorrino”, salientou Gelita.

A vice-prefeita e secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, comemorou o sucesso de mais uma edição da Caravana. “É muito gratificante perceber que estamos atendendo às necessidades da população. Esse projeto idealizado pelo prefeito Zito Barbosa, tem o objetivo de levar todos os serviços da gestão mais próximo da população que mais precisa, a Caravana da Cidadania pode ser traduzida em uma ação múltipla que consegue disponibilizar, em um único local, o acesso aos principais serviços do município. Foi uma manhã maravilhosa, com mais de mil atendimentos e pudemos ver a satisfação no rosto das pessoas, e isso nos mostra que estamos no caminho certo. Por isso só temos a agradecer a toda a nossa equipe pelo empenho e dedicação em favor da nossa população”, disse Karlúcia Macêdo.