3ª Edição do Projeto Saúde em Ação é realizado na Praça Castro Alves em comemoração aos 128 anos de Barreiras

Na semana em que Barreiras comemora os seus 128 anos de emancipação política, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada, realiza entre os dias 20 à 24 de maio a 3ª Edição do Projeto Saúde em Ação. O evento que acontece pelo terceiro ano consecutivo na Praça Castro Alves oferece diversos atendimentos médicos especializados ao público e outros importantes procedimentos.

Na estrutura montada nessa segunda-feira, o público teve atendimento com especialista em ortopedia, e ao longo da semana serão ofertados atendimentos com os especialistas em oftalmologia, gastrenterologia, clínico geral, além de atendimento nutricional, odontológico, aferição de pressão, glicemia, testes rápidos H.I.V, Hepatite A e C, atualização da caderneta de vacinação e realização de ultrassonografia todos os dias.

Dona Edite da Silva, moradora do bairro São Pedro, aproveitou a manhã para o atendimento com o ortopedista e ficou satisfeita também com o atendimento nutricional. “Tirei a manhã para resolver umas demandas na rua e fiquei surpresa com essa estrutura, aproveitei a oportunidade e vim realizar esses dois importantes procedimentos. Achei uma ótima iniciativa, aproveitei e vacinei contra a gripe”, relatou.

A terceira edição do Saúde em Ação conta com o apoio dos acadêmicos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), dos estudantes da SOSERVSAÚDE e a parceria da equipe da UniBrasil realizando ultrassonografia. Dona Cristiane Lopes, moradora do bairro São Miguel, aproveitou para fazer os exames de seu pai, Ananias Lopes, de 81 anos. “Eventos como este, agiliza o atendimento ofertados nas Unidades de Saúde dos bairros, aproveitamos e realizamos hoje, inclusive controlando a glicemia. Um evento ótimo gostamos bastante da atenção dos profissionais” disse.

Durante toda semana terá ainda diversas apresentações na sala de espera montada pela equipe da Secretaria de Saúde, com participação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizando alongamento e palestras sobre a importância de uma boa alimentação, também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com orientações pertinentes ao público e momentos culturais com os integrantes do Programa Idade Viva.

Com objetivo de inserir a temática saúde na semana de aniversário de Barreiras, reunindo os principais atendimentos da Atenção Básica, a expectativa, segundo o secretário de saúde Anderson Vian, é atender mais de cinco mil pessoas. “Pelo terceiro ano consecutivo estamos trazendo para esse espaço aberto as principais ações da Secretaria de Saúde nas unidades, além do público conhecer sobre alguns programas, terão oportunidade de consultar com especialistas, estão sendo ofertados mais de 300 ultrassonografias, o que irá acabar com a demanda reprimida. Para esses procedimentos é importante ter em mãos documentos pessoais e o cartão do SUS, temos uma média de 50 profissionais trabalhando para que esse Saúde em Ação seja novamente um sucesso”, destacou Anderson.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo