Tradição e Cultura na Festa de São Sebastião no Povoado do Bezerro

Ontem, dia 27 de agosto foi um dia especial para a comunidade do Povoado do Bezerro, que iniciou os festejos de São Sebastião na comunidade, a comemoração se estende até o dia 6 de setembro com o novenário do padroeiro.

Os festejos mantem viva uma tradição de mais de 100 anos que vem sendo passada de geração em geração, com o objetivo de manter a cultura e a tradição viva, a festa envolve as comunidades de Arraial da Penha, Mantiqueira, Bezerro, entre outras.

A abertura dos festejos se dá com a tradicional retirada do mastro, os moradores se deslocam cerca de 15 Km, levando consigo mudas de arvores da região, e após a escolha e corte da arvore para o mastro, que deve ser seca, as mudas são plantadas no entorno, contribuindo assim com a preservação das espécies.

O percurso de volta carregando o mastro é feito com a entoação de músicas alegres, samba de roda e com muita animação e descontração, com forte manifestação da cultura dos reisados, assim movimentando toda a comunidade local.

Outro ponto forte da festa são as comidas típicas produzidas pelos próprios moradores, como, galinhada, rubacão, farofa de feijão verde e a tradicional cachaça artesanal.

“Fizemos questão de participar deste momento de religiosidade, tradição e cultura da comunidade, através do Programa Cultura e Arte por toda Parte, pretendemos promover o mapeamento e registro de todas as manifestações culturais da nossa gente, e criar as condições de valorizar as festas populares, tradições e cultura do nosso povo.”, Afirmou Emília Moreno, Coordenadora de Cultura.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo