Show Sacro e Inauguração do Centro de Espiritualidade Senhor dos Aflitos marcam véspera da grande Romaria

Todos os anos o Cantinho do Senhor dos Aflitos recebe uma multidão de fiéis e devotos que enfrentam o frio da madrugada em procissão agradecendo as graças alcanças, e a véspera do tradicional 02 de julho, foi também de emoção e devoção para os fiéis que receberam na noite de sábado, 30, o Centro de Espiritualidade Senhor dos Aflitos e no domingo, 01, entoaram louvores ao som do Missionário Antônio Cardoso.

A inauguração do Centro de Espiritualidade Senhor do Aflitos foi conduzida pelo Bispo Diocesano de Barreiras Dom Josafá Menezes da Silva e contou com as presenças do reitor do Santuário Senhor dos Aflitos, Padre Verneson Francisco, que teve dedicação destacada na concretização da construção do Centro, da vice-prefeita Karlúcia Macêdo, da chefe de gabinete, Marileide Carvalho, do engenheiro responsável pela obra, Plínio Giongo e do assessor especial da secretaria de saúde, Tiê Araújo.

O Centro conta com quatro dormitórios, banheiros, cozinha, um espaço para padres com três suítes e uma loja de artigos religiosos, e para essa época de romaria servirá também como restaurante. É um espaço acolhedor e de espiritualidade “Esse será um local também para encontros, retiros, dias de espiritualidades, um lugar de visitas frequentes e de acolhimento a romeiros e devotos do Senhor dos Aflitos”, destacou Padre Verneson.

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Barreiras dedicou atenção especial aos moradores e romeiros do Cantinho do Senhor dos Aflitos. O povoado que já foi totalmente urbanizado pela prefeitura com a pavimentação asfáltica das avenidas Alberto Lins, Lucinha Lins, travessas e a construção da praça Lucinha Lins, recebeu limpeza especial e montagem de circuito para barracas comerciais, central de informações ao turista e atuação diferenciada da Guarda Municipal e Cootrans.

E com o espaço todo planejado e organizado o missionário baiano Antônio Cardoso fez a noite de domingo ser inesquecível. Ao som de músicas de elevação espiritual, moradores e fies puderam na véspera do dia 02 de julho louvar e agradecer.

Durante a apresentação musical, o Bispo Dom Josafá, o Padre Verneson e os Seminaristas presentes foram homenageados pelo cantor missionário, através de uma canção dedicada a vocação sacerdotal. Um dos momentos mais emblemático foi quando o Missionário cantou uma música ainda em fase de ajustes dedicada ao Senhor dos Aflitos, composta especialmente para esse momento de fé no Povoado do Cantinho, onde a imagem do Crucificado se encontra há quase 300 anos.

E foi cantando “…ô Barreiras tú és o altar, ô Barreiras da nova cruz, quis o povo aqui dessa terra ser romeiro do Senhor Bom Jesus” que os moradores e cristãos do Povoado do Cantinho se prepararam para receber os devotos na madrugada do dia 02.