Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde realiza ações na Campanha contra o suicídio em Barreiras

O laço amarelo é um dos símbolos do mês dedicado ao importante alerta sobre a prevenção ao suicídio. Na rotatória do centro da cidade, esse laço está chamando atenção da população para esse tema discutido em muitas ramificações da sociedade.

Durante todo esse mês, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a Campanha Setembro Amarelo, com várias ações no intuito de alertar a população acerca da importância da prevenção ao suicídio. Na sexta-feira, 15, a parceria foi com a equipe da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e com a equipe do Motoclube Os Lobos, que participaram do evento Motociclismo, Saúde e Cidadania com atendimentos médicos e psicológicos aos estudantes e funcionários da Universidade.

As fachadas de prédios públicos como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Eurico Dutra, Maternidade Municipal entre outros receberam também uma iluminação especial alusiva ao Setembro Amarelo.

Para a Secretária de Saúde, essas mobilizações são de extrema importância e podem salvar vidas. “É necessário criar um novo paradigma relacionado ao tema suicídio; conversar ainda é a melhor solução e, essa dinâmica nas escolas, nas unidades de saúde e em vários ambientes de Barreiras, contribuirá de forma positiva para mostrar que assuntos como este tornam-se fundamentais quando falamos e ouvimos sobre a importância do viver”, destacou Marisete Bastos.

A partir da próxima segunda-feira, 18, equipes da Secretaria da Saúde estarão nas escolas municipais realizando palestras e conversas com estudantes. No dia 29, todos participarão da segunda caminhada de prevenção ao suicídio junto com a Comissão de Prevenção ao Suicídio de Barreiras e terá uma participação especial dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II com a Recicla Banda. O Local de concentração será em frente à Câmara de Vereadores às 16h.