SEMATUR e FASB firmam parceria para melhoria da qualidade ambiental

A secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras está consolidando parceria com a Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) objetivando a produção de mudas de espécies nativas do cerrado. O acordo prevê a implantação de um viveiro de espécies nativas no campus de pesquisa da faculdade que possibilitará aulas práticas do curso de Agronomia.

A proposta foi discutida entre o secretário de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras, Demósthenes Júnior com o diretor presidente da FASB, Tadeu Bergamo e o professor Jorge Júnior, coordenador do curso de Agronomia que na oportunidade, visitou o Viveiro Municipal observando todo o processo de produção das espécies, os insumos e equipamentos utilizados e a forma como as mudas são distribuídas à população.

Também foi realizada uma vistoria, pelos técnicos da Sematur, no local onde será instalado o viveiro da FASB, que contará com a participação efetiva dos acadêmicos de Agronomia para coleta de sementes e produção das mudas. “Este acordo de cooperação técnica quer incentivar a prática da arborização urbana do nosso município, como também a recuperação de áreas degradadas”, explica o secretário de meio ambiente, Demósthenes Junior.

Assim que as mudas produzidas pelos estudantes atingirem o estágio de plantio serão transferidas para o viveiro do Parque, distribuídas para a população e utilizadas em projetos de recuperação de áreas, além de arborizar praças, avenidas e logradouros públicos. A iniciativa faz parte das ações do Programa Barreiras Cidade Verde e Sustentável, da Prefeitura, que tem como foco a conservação e preservação ambiental com iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de vida, bem estar e conforto da população.