Semana Nacional de Trânsito: Equipe da Cootrans realiza educação interativa na Escola do Sesc no Santo Antônio

A educação no trânsito se inicia dentro do espaço escolar, e na tarde dessa sexta-feira, 21, estudantes da educação infantil e ensino fundamental do Sesc, aprenderam de forma dinâmica as medidas preventivas no trânsito. A atividade faz parte das ações que estão sendo realizadas nas escolas de Barreiras através da Cootrans, por meio do Programa Cidade Legal, na Semana Nacional de Trânsito.

O tema ‘Nós Somos o Trânsito’ foi apresentado para a turminha de maneira lúdica. Uma grande pista foi montada no pátio do Sesc em um formato de mini circuito, com faixa de pedestres, sinais de trânsito, carrinhos de brinquedo representando os veículos no trânsito e as bicicletas infantis, representando o ciclista.

A pequena Júlia Gonçalves, de 4 anos, mostrou que aprendeu direitinho a representatividade dos sinais do trânsito. “Aprendi que o sinal amarelo é para prestar atenção, o vermelho é para parar e só devemos seguir quando o sinal estiver no verde”, disse.

De acordo com o gerente geral do Sesc Barreiras, está sendo trabalhado em sala de aula o projeto Primeiros Socorros no Trânsito e essas atividades contribuem de forma positiva nas ações diárias das crianças, que futuramente estarão atuando no trânsito. “São 420 alunos matriculados, e hoje uma parte tiveram a oportunidade de conhecer como o trânsito funciona, essas instruções com certeza fará diferença no trânsito quando eles crescerem, serão mais conscientes”, destacou Ismael Donato.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito se estenderão até o dia 28 de setembro com diversas ações preventivas, com blitz educativa e palestras nas escolas e instituições de Barreiras.

“Iremos levar essas atividades interativas e lúdicas às escolas de Barreiras, um projeto que mostra a realidade no trânsito e tem como objetivo mostrar para as crianças e adolescentes como deve ser feito por exemplo, a travessia de faixas e pedestres nas ruas, os cuidados que devem ser tomados, acenar (fazer o sinal de vida) quando estiverem na bicicleta, dentre outras atitudes. É gratificante ver a interação das crianças, hoje os pequenos de três anos já tinham conhecimento dos sinais de trânsito, isso demonstra que teremos futuros cidadãos mais conscientes no trânsito”, relatou Cristiano Rans, diretor de trânsito.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo