Secretário de Meio Ambiente de Barreiras é o novo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande

O secretário de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras, Demósthenes Júnior, é o novo presidente do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Rio Grande para os próximos dois anos. A eleição foi realizada na sexta feira (21), no auditório do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Barreiras. A vice-presidência ficou com Maurício Gatto, representando os usuários, a primeira secretaria foi ocupada por Glauciana Pereira, do Instituto Aiba e a segunda secretaria ficou com Enock Lima, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Integram a Bacia da Região Hidrográfica do Rio Grande os municípios de Angical, Baianópolis, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.

O novo presidente falou sobre a importância do comitê na realização de políticas públicas para a preservação dos recursos hídricos e das propostas da nova gestão. “O desafio é grande e temos que implementar ações que tragam resultados. O trabalho que vinha sendo realizado foi muito importante, mas temos que dar um pulo ainda maior. Planejar políticas públicas que continuem sendo cumpridas, independente de quem esteja na diretoria. Nossa proposta é intensificar esforços para acompanhar e aprovar a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia, que reúne informações estratégicas para a gestão das águas, arbitrar conflitos pelo uso da água e estabelecer mecanismos e sugerir os valores da cobrança deste uso”, disse Demósthenes Júnior.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande é um colegiado instituído oficialmente pelo Governo do Estado, composto por representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, representantes da sociedade civil organizada e dos usuários, nos cargos de titulares e suplentes. Considerado como verdadeiro “parlamentos das águas”, sua função é discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usuários visando a harmonização dos usos e a mediação de conflitos.