Secretaria de Saúde promove palestra com orientações para familiares e pacientes que fazem acompanhamento e tratamento de Fibromialgia

Na tarde dessa quarta-feira, 04, familiares dos pacientes que fazem acompanhamento e tratamento no Ambulatório Multiclínico de Fibromialgia/Dor do Leonídia Ayres, participaram da palestra “Sabe a sua Dor? Nós a conhecemos”, proferida pelo Fisioterapeuta e Osteopata Bruno Ramos. A conversa interativa aconteceu no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, com o objetivo de mostrar aos pacientes e familiares os entendimentos dos mecanismos fisiológicos que envolvem a dor crônica e fazem os pacientes dessa síndrome sofrerem tanto com dores generalizadas.

O Ambulatório do Programa de Fibromialgia foi reaberto em agosto de 2017 em Barreiras, atende mais de 90 pacientes e conta além do Osteopata Clínico, também com Fisioterapeuta, Nutricionistas, Psicólogos e de outros profissionais que contribuem para o tratamento específico e adequado dos pacientes.

Bem atentos às informações, familiares presentes tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o procedimento e atendimento no Ambulatório do Programa de Fibromialgia. Ângela Souza que acompanha dona Cícera de Souza, agradeceu a parceria humanizada no tratamento e incentivou sua mãe a continuar.

“Nós familiares incentivamos que venham para o tratamento, não vejo a hora de minha mãe se livrar dos diversos medicamentos. Apoio ela a iniciar atividades físicas e esses acompanhamentos têm ajudado bastante no tratamento”, disse.

De acordo com o Osteopata Bruno Ramos, a Fibromialgia é uma síndrome e cada paciente deve ser clinicamente avaliado por vários profissionais para se chegar precisamente ao tratamento mais adequado para cada um.

“A síndrome Fibromialgia não se caracteriza como uma doença propriamente dita, pois encara-se pela medicina biopsicossocial por uma disautonomia do sistema nervoso autônomo, ou seja, um desequilíbrio dos sistemas neurológicos responsáveis pelo controle das funções gastrointestinais, cardiopulmonares, circulatórias, hormonais, dentre outros. É por isso, que todos os pacientes apresentam várias queixas, como: taquicardias, sensação de falta de ar, constipação intestinal alterada com diarreias, dificuldade de dormir, sono sem qualidade, dentre outros fatores”, explicou.

Para participar do enquadramento do ambulatório, o paciente deve primeiramente ser monitorado pelo médico clínico do PSF/UBS do seu bairro por pelo menos três meses, não havendo progressão, o paciente deve ser encaminhado para o médico reumatologista, e após a consulta e diagnóstico de Síndrome Fibromialgia, deve ser encaminhado para reavaliações clínicas pelos profissionais do Ambulatório Multiclínico de Fibromialgia e iniciar o tratamento.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo