Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras e PREVFOGO promovem reflorestamento na comunidade Rio de Pedra

Na terça-feira, 19, foi realizado na comunidade Rio de Pedras, zona rural de Barreiras, o reflorestamento de uma Área de Preservação Permanente de Vereda por meio de uma ação conjunta dos técnicos e estagiários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR e os brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais PREVFOGO – IBAMA.

“Nosso objetivo foi revitalizar a área atingida pelo fogo e que estava sendo usada como local de disposição inadequada de resíduos pela comunidade. Iniciamos com o isolamento da área e instalação de cerca para proteção da APP. Antes de iniciar o plantio com toda a comunidade, foi desenvolvida uma oficina para ressaltar conceitos de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Preservação Ambiental”, explicou o secretário de meio ambiente Ailton José.

As oficinas foram mediadas por Ailton José, Secretário de Meio Ambiente de Barreiras, Wagner Manhesi, Brigadista PREVFOGO e Ronaldo Ursulino, Coordenador de Educação Ambiental.
Trezentas mudas de espécies nativas do Cerrado como a Imbaúba, Jatobá, Aroeira, Ipê e Angico, produzidas no Viveiro Municipal, foram plantadas com participação ativa da comunidade e alunos da Escola Municipal Santa Luzia. A atividade contou com o apoio do Diretor da Escola, Glécio Pereira e a Coordenadora Pedagógica Helielma Ribeira.