Secretária de Educação, quadrilhas juninas e UNIQJOB dialogam sobre documentação para o fomento cultural de São João

A secretária de educação, Cátia Alencar, a chefe de gabinete Marileide Carvalho e a diretora municipal de cultura, Emília Moreno se reuniram nesta tarde de segunda-feira, 14, com a diretoria da União de Quadrilhas Juninas do Oeste da Bahia – UNIQJOB e componentes das quadrilhas Rosa de Ouro, Êta Lasqueira e Luar do Nordeste de Barreiras. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação, com a pauta de entrega da documentação para inclusão das quadrilhas no processo de fomento cultural para o São João no Parque. A secretária Cátia foi enfática ao reforçar a importância de manter o diálogo de valorização das tradições nordestinas e principalmente solicitou a celeridade na entrega da documentação para dar seguimento aos tramites e liberação da ajuda de custo para participação no concurso municipal.

“O prefeito Zito Barbosa já sinalizou desde o ano passado, que estará apoiando todas as manifestações culturais de Barreiras. E com a proximidade do São João no Parque não podemos mais adiar a regularização das quadrilhas no que diz respeito a entrega da documentação inclusive da UNIQJOB. Todos sabem que desde outubro de 2017 já começamos os preparativos, por isso esse momento é de acelerar, para que possamos apoiar as quadrilhas de Barreiras que estarão participando do concurso municipal”, disse Cátia.

A diretora Emília Moreno apresentou o edital do concurso municipal de quadrilhas junina, e também foi enfática ao mencionar os mecanismos para viabilização de incentivo para as quadrilhas, e a inserção de novos grupos culturais.

“Não podemos perder o foco, porque já estamos em clima de São João. No ano passado, assinamos o Termo de Cooperação com a UNIQJOB, desde então aguardamos a documentação necessária para a regularização e formalização do incentivo, já nos reunimos e vamos continuar agindo dentro da legalidade e formalidade, para proporcionar o apoio seja as quadrilhas, seja a UNIQJOB”, afirmou Emília.

No final do encontro, os componentes das quadrilhas sinalizaram a entrega da documentação até a próxima semana, e o presidente da UNIQJOB, Saulo Martins convidou para o 1ª Festival Gastronômico de São João que acontecerá dia 01 de junho, com intuito de arrecadar fundos para a instituição.