Secretaria de Educação e FTD promovem capacitação em forma de “Conversa com o Educador”, em Barreiras

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a FTD Educação, promoveu um bate-papo com os educadores, gestores escolares e coordenadores de Barreiras. O encontro aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho durante essa manhã de terça-feira, 06, conduzido pelo coordenador nacional de área pública e graduado professor da FTD, Luiz Fernando Maluf, que trouxe à tona discussões de assuntos pedagógicos, comportamentais, psicológicos e posturas dos educadores diante a dificuldade da arte de ensinar.

Na oportunidade, o Sistema de Ensino-SIM e FTD Educação entregaram uma placa de reconhecimento ao município pelos resultados obtidos no IDEB 2017 e pelo novo modelo de gestão educacional vivenciado nas escolas municipais, dando destaque às melhorias na infraestrutura dos prédios escolares, aquisição do método de ensino didático na educação infantil e resultados positivos nos exames nacionais. Presentes no encontro, a vice-prefeita Karlúcia Macêdo e a secretária municipal de educação, Cátia Alencar, receberam as homenagens.

Configurada como “Conversa com o Educador”, a palestra do professor Luiz Fernando Maluf enfocou o papel dos educadores, convidando os profissionais e gestores a repensarem suas posturas. Durante toda sua apresentação, o professor Fernando exemplificou com acontecimentos do seu dia a dia e suas experiências em 35 anos de sala de aula como o educador é importante na formação dos alunos, principalmente aqueles que iniciam o ensino na educação infantil.

“A profissão de professor é permanente, mesmo que sejamos invadidos pela era digital ainda vamos precisar do professor para ensinar como se faz e quais as informações serão inseridas. Temos que nos ater, que nossa missão é sim, transformar a sociedade por meio da educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Então, chegar em Barreiras nesse momento de transição, de expansão educacional e melhoria significativa da qualidade de ensino e formação dos educadores é genial e gratificante”, disse o professor.

A secretária Cátia Alencar destacou a importância da permanência do ambiente de formação, capacitação e planejamento de construção de uma educação que faça diferença na vida dos alunos.

“Temos investido muito no programa de formação continuada e esse encontro com o professor Fernando, ajudará na atuação articulada do professor com a realidade das suas turmas. Para isso, são necessárias sensibilidade de percepção e identificação: – quem são esses alunos, de onde vêm, que informação trazem – e flexibilidade, tanto para saber resolver situações aproveitando as suas experiências como transferir conhecimento. Acredito que os gestores, coordenadores, professores da educação infantil absorveram os conteúdos e saíram daqui animados, porque o professor Fernando proporcionou um bate-papo tranquilo e enriquecedor com toda sua bagagem pedagógica”, concluiu a secretária.