Secretária de Educação de Barreiras participa de mesa redonda na UFOB e discute BNCC na educação do Oeste baiano

Profissionais da Educação Básica, professores, secretários municipais da região e estudantes dos cursos de licenciatura participaram nesta segunda-feira, 08, da abertura do I Seminário de Educação no Oeste Baiano, que aconteceu no Campus Reitor Edgard Santos da UFOB, em Barreiras. Formatado em dois dias, 08 e 11, o seminário apresenta em mesas redondas, debates e diálogos acerca das mudanças curriculares que ocorrerão com a implementação da BNCC.

A secretária de educação, cultura, esporte e lazer, Cátia Alencar, compôs a Mesa Redonda 01 – BNCC do Ensino Fundamental e Educação no Oeste Baiano, que abordou a pauta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um dos assuntos em debate mais importantes relacionado a educação no país. Durante sua participação, a secretária Cátia falou das experiências na rede municipal de ensino, das estratégias adotadas para a implementação em Barreiras e a aplicabilidade normativa da BNCC em todas etapas da educação básica para 2019.

“Estamos construindo nosso referencial curricular da BNCC a quatro mãos. Iniciamos com a jornada pedagógica, o Dia D da BNCC, formações, reuniões, oficinas, debates e encontros com todos os profissionais de educação que tem acontecido de forma continuada, porque entendemos que é um processo coletivo que oferecerá subsídios técnicos e metodológicos para implementação curricular na rede municipal de Barreiras. Esse seminário fortalece nossa proposta, e oportuniza o compartilhamento de experiências com outros secretários municipais, porque essas mudanças serão norteadoras para educação de todo país”, disse a secretária Cátia Alencar.

As mesas redondas retornam na sexta-feira,11, e duas professoras da rede municipal de ensino participarão da mesa redonda BNCC: História e Geografia. A professora Genilda Rocha do Colégio Municipal Padre Vieira, vai tratar de assuntos relacionados a disciplina de história e a professora Dalziza Almeida de Macedo que leciona na Escola Municipal Roberto Santos participará da mesa de Geografia. No encerramento, será debatida a Educação no Oeste Baiano: BNCC em Debate – Síntese das discussões, com a presença dos relatores e docentes da UFOB.

BNCC – A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. (Fonte: MEC)