Secretaria de Assistência Social realiza mobilizações contra Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil em Barreiras

O Dia D será nessa sexta-feira,18.

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes será na próxima sexta-feira, 18, e desde o início de maio, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho, através das equipes dos Centros de Referências de Assistência Social – CRAS I, II, III, IV e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, está desenvolvendo palestras nas escolas municipais, creches, unidades de saúde, postos de gasolina, área de hotelaria e em outros ambientes movimentados da cidade, com o objetivo de orientar sobre todas as formas de abusos e violação de direitos de crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

O alerta dessa manhã de terça-feira, 15, foi para crianças e adolescentes da Escola Municipal Carmosa Francisca da Silva, que atentamente ouviram a palestra ministrada pela equipe do CREAS, composta de psicóloga, assistente social, advogado e cuidadoras sociais. A psicóloga Mara Araújo explanou as várias formas de abuso, em quais os momentos devem ficar em alerta e o procedimento para denunciar, somente no CREAS desde 2017, foram registrados 23 casos de abuso.

“Vamos durante todo esse mês de maio trabalhar a prevenção contra o abuso e a exploração sexual em crianças e adolescentes, esse assunto é de extrema importância e vale o alerta sempre, sabemos que há casos omissos e é importante fazer a denúncia através do disque 100”, disse.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho realizará o Dia D, 18 de maio, na Praça Castro Alves com várias atividades lúdicas, com a proposta de mobilizar, sensibilizar e informar toda a sociedade da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, através do Projeto Faça Bonito. Será um dia de programação especial, com roda de conversas, apresentação musical, jogos, e contação de histórias, a partir das 9h.

“Estamos mobilizando toda a sociedade em diversos ambientes sociais através das atividades desenvolvidas pelas equipes do CREAS e CRAS de Barreiras, o Projeto Faça Bonito acontecerá em todo o Brasil nessa sexta-feira, porque é necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, disse a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo.