Saúde: SAMU realiza palestra de primeiros socorros na Câmara de Vereadores

Cerca de 60 servidores do Poder Legislativo de Barreiras tiveram na tarde de ontem, 06, técnicas de primeiros socorros ministradas pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação do Presidente, Gilson Rodrigues.

“Esse treinamento é muito importante, temos mais de 100 servidores e essas técnicas podem salvar vidas com instruções simples: como em engasgo e desmaios. A coordenação do SAMU contribui nesse trabalho preventivo, participar dessa palestra nos alerta em como ajudar alguém que necessite de socorro imediato”, destacou Gilson.

A equipe do SAMU envolveu os funcionários de forma dinâmica e participativa. A interação contribuiu para a troca de conhecimento através dos exemplos demonstrados na palestra.
Conforme o Coordenador Regional do SAMU Barreiras/Ibotirama, a informação gera conhecimento e esses encontros contribuem para ajudar salvar vidas. “Mostramos noções básicas de como identificar um problema, o objetivo é sair daqui com um pouco mais de informação e com uma visão melhor a respeito do cuidado e o que fazer para ajudar um paciente até a chegada da equipe do SAMU em determinadas situações”, disse José Henrique.

Durante a ocasião, foram repassadas técnicas de primeiros socorros, dando ênfase nos casos de acidentes domésticos com a população infato-juvenil e com situações em ambiente de trabalho. Os funcionários do SAMU também foram orientados sobre como funciona o serviço de atendimento e em quais os ocasiões o SAMU deve ser acionado.

O serviço do SAMU existe em Barreiras desde 2010 e realiza em média 450 atendimentos por mês, atendendo o município de Barreiras e região em casos de urgências e emergências. Para o Secretário de Saúde, esse é um serviço essencial para a população. “Na Secretaria de Saúde de Barreiras, o SAMU integra um grande serviço de atendimento, realizado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas em plantões de 24 horas. Essas palestras ministradas para a população em geral, contribuem para ampliar o conhecimento sobre os primeiros socorros e ajudam a salvar vidas”, concluiu Tiê Araújo.