Reuniões entre Prefeitura e Instituições definem os detalhes para a Semana da Pátria em Barreiras

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultural, Esporte e Lazer realizou na manhã desta sexta-feira, 10/08, uma reunião com as instituições de segurança e educacionais para discutir as estratégias operacionais do Desfile Cívico de 07 de Setembro.

Reunidos, os comandos do CPRO da Policia Militar, 17º grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, Cootrans, SAMU, Guarda Civil Municipal e MIQUEI discutiram os detalhes da programação, quantidade de componentes, horários de concentração e desfile, fechamento das avenidas e logística.

A subsecretária de educação, Emília Moreno conduziu o encontro, informando que a programação tem uma estrutura em três partes, iniciando com a Abertura da Semana da Pátria no dia 03 de Setembro na Praça Castro Alves, os Desfiles nos Bairros e o encerramento com o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro na avenida Dr. Clériston de Andrade.

O comandante do CPRO, Cel PM Osival Cardoso confirmou a presença da Polícia Militar da Bahia, e a expectativa de mobilizar os alunos que participam do programa PROERD para composição de pelotão para o desfile, levando para avenida a mensagem de combate ao uso e venda de drogas nas escolas.

A coordenação da Secretaria de Educação repassou as informações sobre as atividades cívicas na Semana da Pátria com hasteamento e arreamento das bandeiras nos dias 03 a 06 de setembro, convidando as instituições para o evento. A subsecretária Emília Moreno reforçou a parceria, apontando a preocupação com início e término do desfile evitando atraso nas passagens dos pelotões.

“Vamos para avenida juntos com as escolas municipais, estaduais, instituições militares, maçonaria e entidades educacionais, levando todo sentimento de amor à pátria e proporcionando as famílias um momento de lazer e cultura ao som das bandas marciais e fanfarras. Todos os detalhes estão sendo acertados, para que possamos realizar um grande desfile de 07 de setembro”, garantiu a subsecretária.

Definição da Semana da Pátria
Na semana passada, todos os gestores escolares e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino também se encontraram para definir os detalhes da programação da Semana da Pátria.
“Vamos iniciar com o hasteamento e arreamento das Bandeiras no pavilhão nacional durante toda semana, com a presença das escolas e fanfarras, levando para Praça nossa manifestação de amor e patriotismo. Nos bairros também vamos envolver a comunidade, que poderá assistir aos desfiles da educação infantil e séries iniciais”, disse a subsecretária Emília.

Esse ano o tema da Semana da Pátria é “Educação é Responsabilidade de Todos e de Cada Um”, abrindo o leque para os subtemas que poderão incluir além de educação, o trânsito, meio ambiente, atos cívicos e solidariedade. Foram definidos pelotões de 100 alunos por escola, fanfarras e componentes, a previsão que participe 10 escolas municipais da zona urbana e rural.