Programa Vale do Rio Grande – PROVALE é lançado com sucesso na Expoagro 2013

vale1

Através de uma iniciativa do governo municipal, em mais uma grande noite de festa da Expoagro 2013, a Secretaria Municipal de Agricultura lançou mais um programa. Com o intuito de fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região, foi lançado o PROVALE, programa que objetiva levar ao pequeno produtor do Vale do Rio Grande condições que o permitam melhorar a sua qualidade de vida. Esse programa faz parte de uma série de ações que a secretaria estará desenvolvendo, a fim de fortalecer a agricultura e agropecuária.

Estiveram presentes diversas autoridades como o prefeito Antonio Henrique, o vice-prefeito Paê Barbosa, a Secretária de Trabalho e Promoção Social Antonia Pedrosa, o Secretário de Meio Ambiente Nailton Almeida, o deputado Federal João Leão, o Secretário dos Portos e Vias Navegáveis do estado da Bahia Carlos Costa e o presidente da AIBA Julio Busato.

O PROVALE vai além de incentivo, ele percorre ações continuadas de infraestrutura e melhorias tecnológicas de produção. Exemplos dessas ações estarão na construção de manutenção das vias rurais, ampliação das redes de energia elétrica e telefonia móvel, perfuração de poços artesianos, incentivo a diferentes tipos de agricultura familiar, educação ambiental, habitação rural e muitos outros.

Para o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento o PROVALE “faz parte das ações de políticas públicas estruturantes para o pequeno produtor que está nessa região fértil que é o Vale do Rio Grande. Assim poderemos levar até as comunidades rurais, ações ligadas a área de saúde, educação e principalmente organizar a cadeia produtiva”. O município de Barreiras tem grande influência no agronegócio e através desse programa oferecerá melhores condições à agricultura familiar.

“O Vale já foi grande produtor de milho, feijão, mamona e hoje devido a falta de estrutura, perdeu essa identidade. Mas por meio desse programa estaremos trabalhando para que os pequenos produtores voltem a produzir bastante, daremos condições para aumentar a produção que abastece a feira livre e a mesa da população local” salientou o prefeito Antonio Henrique.

O deputado João Leão acrescentou “esse é um dos dias mais importantes desse governo, que está resgatando a dignidade das comunidades rurais que estão esquecidas. O Vale tem terras de altíssima qualidade e com incentivo, tecnologia e apoio esse programa vai melhorar a vida do pequeno produtor”.

vale2

Fonte: DIRCOM