Professores municipais participam do II Encontro de Formação Continuada com a FTD

A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Programa Educa Barreiras realiza nesta sexta-feira, 27, o II Encontro de Formação Continuada com os Professores da Educação Infantil no Salão Social da Loja Maçônica Fraternidade Barreirense. As discussões e abordagens sobre métodos de ensino-aprendizagem acontecem durante todo o dia, com a equipe de formadores da editora FTD.

Com a adoção dos livros didáticos para a Educação Infantil e a proposta de construir um novo significado para o ensino de crianças em Barreiras, a Prefeitura investiu nessa nova ferramenta didática. Todas as escolas e creches da rede municipal que atendem crianças do maternal e pré-escola receberam os módulos com unidades temáticas contendo livro do aluno, manual do professor, CD de músicas, agenda escolar, dois livros de histórias e o livro da família. Durante todo o ano letivo, os professores estarão recebendo assessoria pedagógica da FTD.

Capacitação continuada

O acompanhamento da FTD proporciona oportunidade do professor da educação infantil vivenciar experiências que vão além dos horizontes da escola. Essa formação continuada é instrucional, levando até o educador temas e soluções práticas para o seu dia a dia em sala de aula.

Na abertura, a secretária municipal de educação, Cátia Alencar citou os pontos positivos que estão sendo confirmados após a aquisição dos livros e a importância do envolvimento conjunto dos professores, gestores escolares, pais e alunos.

“Estamos acompanhando as escolas e creches, e percebemos como as crianças estão encantadas com a coleção adquirida pela Prefeitura de Barreiras. Os livros trazem o lúdico e a valorização dos elementos educacionais com a linguagem infantil e também o envolvimento da família. Com certeza estamos vivenciando uma nova história de reconhecimento, investimentos e entendimento de que educação é o compromisso primordial dessa gestão”, disse a secretária.

Nesse segundo encontro, a assessoria pedagógica da Editora FTD que fez apresentação didática, orientou os educadores sobre o uso do livro em sala de aula, destacando a importância das brincadeiras para o aprendizado dos alunos.  Assim, os pequenos desenvolvem habilidades como dialogar, negociar, contar casos e até fazer experimentos.

Entre os temas abordados estão sustentabilidade, sociedade em rede, vocação e educação na era digital.